Polícia

Feminicídios voltam a ter alta em maio no RS

Estado já soma 47 vítimas mortas em razão do gênero em 2022

Compartilhe:
09/06/2022 - 15h30min Ascom SSP / Edição: Redação BJ News Corrigir

Entre os crimes contra a vida, maio voltou a evidenciar a dificuldade no combate aos feminicídios no Rio Grande do Sul. O número de mulheres assassinadas em razão do gênero no Estado, que havia apresentado queda em abril, subiu de sete, no quinto mês do ano passado, para 10, neste ano (+42,9%). Com a nova alta, a soma de 45 vítimas no acumulado desde o início de 2022 segue acima do registrado em igual período do ano passado, com 41 feminicídios (+5,9%). Os dados integram a divulgação mensal de indicadores de criminalidade no Estado, realizada nesta quinta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Card - Vítimas de feminicídios no RS em maioCard - Vítimas de feminicídio no RS de janeiro a maio

O perfil dos envolvidos reforça, mais uma vez, a urgência do engajamento social para levar aos círculos de convivência familiar, de trabalho, de amizade e vizinhança a consciência sobre a importância das denúncias de qualquer suspeita de abuso. Somente duas das 10 vítimas contavam com medida protetiva de urgência (MPU) vigente. Todos os feminicídios de maio foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das mulheres assassinadas. Em 80% dos casos, os agressores possuem algum antecedente policial – quatro foram presos e três cometeram suicídio.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Card com ilustração de uma mulher com cabelo colorido de rosa e roxo e uma lágrima no olho. Ao lado, texto: Não violência contra as mulheres. Disque denúncia 181, Emergências 190 - BM, WhatsApp 51 98444.0606 - PC, Denúncia Digital ssp.rs.gov.br. Denuncie!

Com o ciclo da violência se desenvolvendo, na maioria das vezes, sob a privacidade do seio familiar, a comunicação às autoridades pelas próprias vítimas, por parentes, amigos ou qualquer um que desconfie da situação, pode ser o fator definidor para salvar uma vida.

A SSP mantém o Disque-Denúncia 181 e o Denúncia Digital 181 no site da pasta (clique aqui) e a Polícia Civil disponibiliza o WhatsApp (51) 9.8444.0606 para o recebimento de informações. Casos de urgência, em que haja necessidade de intervenção contra perigo imediato, o número é o 190 da Brigada Militar. Em qualquer desses canais, a denúncia é 100% anônima.

Card - Novo icone DOL

Também para facilitar e agilizar o atendimento em casos de violência contra a mulher, a Polícia Civil incluiu em maio um ícone específico para registro de ocorrências do tipo no site da Delegacia Online. A comunicação do fato pode ser feita a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, 24 horas por dia. No site ainda pode ser encontrada a Cartilha Violência Doméstica, que fornece diversas informações sobre esse tipo de delito e auxilia no momento do registro online.

Nos demais indicadores de violência contra a mulher acompanhados pela SSP, os destaques em maio são a redução de 309 casos de ameaça frente a igual mês do ano passado e o aumento significativo das tentativas de feminicídio que, na mesma comparação, passaram de nove para 24 casos. Contudo, o paralelo de acumulados entre janeiro e maio deste ano e do anterior mostra queda de 5,6% nesse indicador e o mesmo percentual de retração nas ameaças, além de queda de 10,3% nos estupros – as lesões corporais somam ligeira alta, de 1,3%.

Card -- Violência contra a mulher.no RS em maioCard - Violência contra a mulher no RS de janeiro a maio

Além da criação de 51 Salas das Margaridas da Polícia Civil, da ampliação das Patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar, de 46 municípios em 2019 para 114 atualmente, e do trabalho do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher), o Estado segue implementando iniciativas que possam contribuir na luta contra esses crimes. Em maio, o Badesul passou a operar uma linha de crédito para incentivar o empreendedorismo das mulheres, que em muitos casos necessitam apenas de uma oportunidade para alcançar a independência financeira e romper com o ciclo da violência. Confira mais informações nesse link.

Indicadores RS - Janeiro a MaioCard - Indicadores Porto Alegre - Janeiro a Maio

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES