Tecnologia

Tecnologia na gestão pública avança entre municípios gaúchos

Na cidade de Santa Rosa foram mais de meio milhão de autoatendimentos de janeiro a maio
17/06/2022 - 16h41min IPM Sistemas Corrigir

Nos primeiros cinco meses do ano, os moradores de Santa Rosa, na região Noroeste do estado, utilizaram a internet para realizar mais de 546 mil autoatendimentos e consultas on-line a algum dos 190 serviços oferecidos pela administração municipal. Sem enfrentar filas, sem necessidade de deslocamento até repartições e sem usar papel, os cidadãos emitiram e pagaram guias de IPTU, ITBI e ISSQN, solicitaram manutenção de iluminação de ruas e avenidas, abriram ou deram baixa em empresas, entre outros serviços. “A digitalização dos serviços públicos, com implantação de fluxos digitais, foi uma premissa do governo desde o início. Isso possibilita uma série de benefícios para os cidadãos e aumenta a eficiência da gestão”, diz o secretário de Governança e Gestão, Ademir Rosa.

Este é um exemplo de como a transformação digital das cidades ganhou força, especialmente na pandemia. O assunto será discutido no 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, evento promovido pela Famurs, que ocorre de 20 a 22 de junho, em Restinga Sêca. “É um movimento sem volta porque beneficia moradores, que ganham em comodidade e agilidade, assim como o gestor público, que melhora a eficiência da gestão”, diz Sedi Zanella, da IPM Sistemas, empresa que desenvolve softwares de gestão em nuvem para prefeituras e atende municípios do Rio Grande do Sul, como a própria Santa Rosa, e de outros estados, como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Dados da quarta edição do Painel TIC Covid, produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostram que 85% dos brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a internet usaram algum serviço do governo eletrônico nos 12 meses anteriores à pesquisa. Em 2019 a proporção era de 68%.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A tecnologia vai ganhar ainda mais espaço com o decreto federal 10.540/20, que determina que prefeituras de todo o País implementem até janeiro de 2023 o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). A ferramenta vai unificar o acompanhamento de receitas e gastos em todos os órgãos da administração pública e poderes. No caso de Santa Rosa, por exemplo, o uso de um sistema integrado está garantindo a padronização dos diversos processos contábeis. Ademir Rosa explica que isso possibilita que a cidade tenha hoje, mais de seis meses antes do prazo previsto em lei, praticamente 90% de sua base de dados dentro do Siafic.

“A inovação tecnológica representada pelo uso de um sistema único, nesse caso, vai contribuir também para aumentar a transparência do gasto público e possibilitar que as cidades dêem um salto de eficiência”, diz Zanella. Ele explica que sistemas que unificam diferentes bases de dados possibilitam aos gestores ter à mão, de forma quase imediata, relatórios com dados essenciais para a boa gestão. “As informações agilizam e melhoram a tomada de decisão”.

Sobre a IPM Sistemas:

A IPM Sistemas é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para gestão pública municipal, com 25 anos de mercado e aproximadamente 600 colaboradores. Pioneira e líder no segmento com solução 100% em nuvem, conta com sede em Florianópolis (SC) e um Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC). Atende prefeituras, câmaras de vereadores e outras autarquias dos três estados do sul, além de São Paulo e Minas Gerais.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
CÂMERAS
LEDEJAR
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
GRÁFICA.COM
Borgte Consórcios VEÍCULOS
IDEALPLAST
Mais Lidas
TBK INTERNETCÂMERASLEDEJARFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA CAMAQUENSEGRÁFICA.COMBorgte Consórcios VEÍCULOSIDEALPLAST