A Prefeitura de Registro, município no interior de São Paulo, afastou o procurador acusado de agredir uma colega no ambiente de trabalho. Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, também teve o salário suspenso. Ele foi filmado dando socos, chutes e xingando a procuradora-geral, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos. O episódio foi registrado no final da tarde da última segunda-feira (20).
O afastamento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (22). Conforme o texto, o procurador ficará suspenso do cargo por pelo menos 30 dias, sem receber salário. A decisão está valendo a partir dessa terça (21). Um processo administrativo foi aberto para apurar a conduta do funcionário público. Ao que tudo indica, ele deve ser exonerado do cargo.
Em depoimento à Polícia Civil, a vítima disse que a agressão teve início após ela informar ao colega que havia enviado um memorando à Secretaria Administrativa com uma proposta de procedimento administrativo para avaliar a conduta dele. Segundo Gabriela, o procurador vinha apresentando comportamento duvidoso e já havia sido grosseiro com outra funcionária do setor. Ainda de acordo com a vítima, ela e o agressor trabalhavam juntos há cerca de 10 anos, mas que Demétrius começou a mudar de conduta há pouco mais de dois anos, após ser trocado de função na prefeitura. Gabriela ocupava um cargo superior ao do agressor.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!
O vídeo da agressão foi filmado por outra funcionária. Demétrius chegou a ser conduzido ao 1º Distrito Policial (DP) do município, mas foi liberado após o registro do boletim de ocorrência sobre o caso. Gabriela afirmou que irá processar o colega em decorrência das agressões e ofensas contra ela. A procuradora concedeu entrevista ao g1 SP e comentou que temia o comportamento de Demétrius, mas que nunca achou que ele teria uma atitude tão extrema. Gabriela também disse estar se sentindo 'desrespeitada como mulher'.
O Executivo Municipal se manifestou, por meio de nota oficial, repudiando o ocorrido. "Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres. Os servidores da Procuradoria Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico", diz parte da publicação.
Leia a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Registro manifesta o mais absoluto e profundo repudio aos brutais atos de violência realizados pelo Procurador Municipal contra a servidora municipal mulher que exerce a função de Procuradora Geral do Município, fatos ocorridos na última segunda-feira (20/6).
Que a vítima e sua família recebam toda nossa solidariedade, apoio e cada palavra de conforto e acolhimento.
A administração municipal está tomando as providências necessárias e já determinou de imediato que o agressor seja suspenso, nos termos do art. 179, c/c inc. III do art. 180, ambos da Lei Complementar nº 034/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Registro, com prejuízo de seus vencimentos, a partir de 21 de junho.
Os servidores da Procuradoria Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico.
#prefeituraderegistro #violenciacontramulher"
Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!
Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!
Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!
Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!