Rural

Sertão Santana retoma Feira do Produtor Rural

Evento foi mantido na Praça Central, todas as sextas-feiras, das 8 h às 13h
24/06/2022 - 13h53min Ascom Emater/RS-Ascar / Edição: Redação BJ News Corrigir

Importante ponto de escoamento da agricultura local de Sertão Santana, a Feira do Produtor Rural passou por um momento de suspensão em virtude da pandemia da covid-19 e agora foi retomada. O tradicional ponto de encontro entre o campo (agricultores) e a cidade (consumidores) teve seu local de funcionamento mantido na Praça Central (Praça Vó Canda), ao lado do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, e a feira ocorre todas as sextas-feiras das 8 horas às 13 horas.

O processo de restabelecimento da Feira iniciou ainda em 2021, quando através de um trabalho conjunto entre Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Sertão Santana, foram levantados os pontos para reforma da estrutura que anteriormente era utilizada pelos feirantes. Dessa forma, o espaço foi reformado e ampliado, para melhor comportar os agricultores bem como os consumidores.

Ao mesmo tempo que se dava o processo de melhoria das bancas, um grupo de interessados em participar foi organizado e, após algumas reuniões, ficaram estabelecidos o número de sete agricultores familiares e uma artesã, que iriam comercializar semanalmente diversos itens, como hortaliças, frutas, flores, pães, cucas, geleias, artesanatos, dentre outros produtos oriundos da agricultura familiar.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O retorno da Feira possui ampla importância social, ambiental e econômica, uma vez que fortalece as cadeias curtas de comercialização, de forma que a produção e as vendas ocorrem dentro do município, diretamente entre produtor e consumidor, estimulando e aquecendo a economia local. Então, acaba sendo interessante para o agricultor, que obtém uma renda extra semanal com a venda de parte da produção que é realizada na propriedade rural, bem como para o consumidor, que pode adquirir alimentos com preços atrativos, mais saudáveis e recém colhidos.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar no município, Clair Júnior Schaffer e Rafael Mattarredona Netto salientam que a Feira acaba por estimular o trabalho em grupo e a diversificação de culturas nas propriedades rurais, visto que os feirantes trabalham em conjunto no espaço da feira e buscam produzir diversos itens para satisfazer a clientela e, acabam dessa forma também melhorando a alimentação da própria família.

Além disto, a feira é um importante espaço de encontro e lazer para os frequentadores, visto que a boa localização da Praça Central favorece o acesso da população. Schaffer ressalta que existe a previsão de melhorias da estrutura hoje existente e até a construção de um prédio em alvenaria que contemplaria entre outros espaços, a Feira do Produtor Rural.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
LEDEJAR
GRÁFICA.COM
IDEALPLAST
TBK INTERNET
Borgte Consórcios VEÍCULOS
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSELEDEJAR
GRÁFICA.COMIDEALPLASTTBK INTERNETBorgte Consórcios VEÍCULOSFUNERÁRIA CONCÓRDIAFUNERÁRIA BOM PASTOR