Rural

Inscrições para o Bolsa Juventude Rural terminam em 5 de julho

Indígenas podem apresentar comprovante de residência assinado por suas lideranças e testemunhas
24/06/2022 - 14h32min Secom RS / Edição: Redação BJ News Corrigir

Interessados em participar do programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul, precisam ficar atentos ao período final das inscrições. O prazo de envio de toda a documentação encerra-se no dia 5 de julho. O programa tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 29 anos.

A Seapdr também informa que houve adequação no edital do programa, publicado no site da pasta, em relação ao item que trata sobre a emissão do comprovante de residência para os jovens indígenas. A orientação é que eles apresentem declaração emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), informando o endereço, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada pelo técnico responsável do órgão que emitiu o documento. No entanto, a Secretaria ressalta que, quando não for possível apresentar a declaração emitida pela Funai, os indígenas podem fornecer declaração de residência, assinada por si, uma de suas lideranças e duas testemunhas de sua comunidade.

Estão disponíveis 712 bolsas no valor de R$ 2 mil cada (R$ 200 mensais por um período de 10 meses), a serem pagas a partir de agosto de 2022, independentemente da data de concessão/contratação. Do total de bolsas oferecidas, 282 serão para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 430 para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para 2022, visando a qualificação do programa e o auxílio aos jovens, haverá a necessidade de envio, junto à documentação mínima exigida pela lei, de um pré-projeto, que deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa.

O programa Bolsa Juventude Rural tem por finalidade incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao Ensino Médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais comunitárias que trabalhem com a Pedagogia da Alternância. Este método propicia a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia no seu cotidiano.

Clique aqui para acessar o edital na íntegra 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

IDEALPLAST
Borgte Consórcios VEÍCULOS
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
LEDEJAR
GRÁFICA.COM
CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
IDEALPLAST
Borgte Consórcios VEÍCULOSFUNERÁRIA CONCÓRDIALEDEJARGRÁFICA.COMCÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR