Rural

Fontes protegidas garantem abastecimento para população rural de Dom Feliciano

A necessidade vem sendo apontada pelas famílias de agricultores em diagnósticos realizados pelas equipes técnicas e sociais da Instituição e município
30/06/2022 - 10h10min Ascom Emater/RS-Ascar Corrigir

Em Dom Feliciano uma das principais ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar é a melhoria da qualidade do acesso a água para quem vive no meio rural. A necessidade vem sendo apontada pelas famílias de agricultores em diagnósticos realizados pelas equipes técnicas e sociais da Instituição e município. Elas ressaltam a falta de disponibilidade e a má qualidade da água, devido as más condições de captação, de acesso as fontes naturais de água, e ao péssimo estado de conservação das existentes o que fez com que essa demanda passasse a fazer parte das atividades a serem priorizadas pelo município, por meio da criação do Programa Municipal Água Boa, que é amparado pela lei municipal nº 2.492 de 07/07/2009.

O Programa é coordenado pela Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, em parceria com Secretaria Municipal de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde e com apoio técnico da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

As famílias que necessitam a garantia de acesso à água de qualidade procuram a Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, onde o beneficiário solicita o serviço e é realizada uma visita prévia para análise da situação, emissão de orçamento de material e posterior encaminhamento para realização da obra.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A Emater/RS-Ascar elabora um orçamento de acordo com um projeto padrão para a construção e proteção das fontes e presta assistência técnica em todas as etapas. Já a Secretaria Municipal de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social distribui, dentro das suas possibilidades, o material necessário para famílias de baixa renda. O maquinário também é disponibilizado conforme necessidade, assim como o transporte dos materiais e posterior análise da qualidade da água.

Além disto, nas épocas mais críticas registradas no período de estiagem, o município disponibiliza um caminhão pipa para abastecimento de água nas propriedades.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar no município, José Alcion Lemos Nunes a demanda é crescente e o objetivo do programa é ofertar uma água de qualidade aos munícipes. “A construção das fontes protegidas torna-se uma oportunidade devido ao baixo custo, melhora significativa da qualidade da água e a grande presença de nascentes e águas superficiais no município”, avalia Nunes.

O método utilizado para a construção da proteção de fontes é amparado pela legislação vigente que consta na resolução N° 361/2017 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e no Boletim Técnico emitido pela Emater/RS-Ascar, com detalhamento e orientação para os produtores rurais.

Pela importância na vida das pessoas, o processo naturalmente necessitará de continuidade e qualificação, com priorização do tema e disponibilização permanente de recursos através de políticas públicas criadas por todas as esferas governamentais, sob um controle social efetivo da disponibilização dos recursos públicos.

Nunes salienta que os recursos investidos em saneamento representam melhoria da qualidade de vida, bem-estar e saúde das famílias.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
LEDEJAR
IDEALPLAST
Borgte Consórcios VEÍCULOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
CÂMERAS
GRÁFICA.COM
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
LEDEJARIDEALPLASTBorgte Consórcios VEÍCULOSFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERASGRÁFICA.COMFUNERÁRIA CONCÓRDIA