Rural

Estudantes de Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul visitam granja agroecológica em Viamão

Na atividade, alunos conheceram um exemplo de propriedade engajada com o bem-estar animal

Compartilhe:
13/07/2022 - 11h15min Ascom FURG SLS Corrigir

Na última quinta-feira (7), estudantes e professores da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) estiveram na propriedade rural Quinta da Passiflora, localizada em Viamão/RS. A visita técnica foi organizada com o intuito de apresentar à turma da disciplina de “Manejo Agroecológico da Criação Animal I” como a criação de galinhas pode ser desenvolvida dentro de um sistema agroecológico.

Na ocasião, foram visitadas todas as instalações da propriedade envolvidas com o manejo dos animais, como os aviários, a casa de ração, o Biocanto (local onde compostos homeopáticos são preparados) e a classificadora de ovos, que possui registro pelo Serviço de Inspeção Municipal de Viamão.

Chamou atenção do grupo que, para além de galinheiros fixos, algumas aves, em determinados períodos, são criadas em aviários móveis nas entrelinhas dos pomares, dentro do conceito de “trator de galinhas”, no qual estas realizam um papel de roçadeira biológica, ao mesmo tempo em que se alimentam e exercem seus comportamentos naturais.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

“Com certeza saímos abastecidos de informações e ainda mais convictos de que uma avicultura seguindo o paradigma agroecológico é possível”, afirma o docente da FURG-SLS, Marcelo Stumpf. Ele explica que são organizadas de duas a três saídas de campo em cada disciplina que ministra, e entende que a dinâmica é importante para que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar o que é visto dentro da sala de aula. “É bom porque muitas coisas são comprovadas pela prática. Outras vezes, a teoria diz que alguma técnica não é recomendada ou até mesmo ineficiente, mas chega à prática e nos diz que as realidades locais podem fazer essa mesma técnica ter uma eficiência interessante”.

O professor destaca que, considerando o contexto global de aumento na produção de proteína de origem animal embasada em modelos convencionais - os quais requerem maiores investimentos, entradas de energia a partir de insumos externos, com foco na superprodução e, na maioria das vezes, descaso com o bem-estar animal -, o agroecossistema na propriedade rural, administrada pelo avicultor ecológico Edson Marcelo e pela engenheira agrônoma Cláudia Bos Wolff, é um exemplo de sucesso de pessoas que optaram por criar animais dentro da perspectiva agroecológica.

A granja possui, atualmente, cerca de 800 galinhas de postura. Marcelo entende que as aves têm maior probabilidade de se manterem saudáveis por estarem em um contexto de maior bem-estar e conta que os animais também são atingidos positivamente pelo uso dos preparados homeopáticos manipulados na própria Quinta da Passiflora, a partir de estudos e experiências encabeçadas pelo avicultor Edson Marcelo, o qual se mantém atualizado e sempre em busca de bibliografias que embasem seus manejos.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES