Política

Conheça os 10 candidatos que concorrem ao governo do RS

As convenções partidárias terminaram na sexta-feira (5)

Compartilhe:
08/08/2022 - 10h16min Corrigir

Terminou o prazo das convenções partidárias na sexta-feira (5) e já se pode ter uma noção melhor do cenário político. Os partidos ainda têm até o dia 15 deste mês para registrar as candidaturas, mas é pouco provável que existam mudanças no que já se tem definido até agora. 

No total temos 10 candidatos na disputa ao Palácio Piratini. A campanha eleitoral vai começar no dia 16 de agosto com propagandas de rádio e TV. 

O primeiro turno da eleição vai ser realizado no dia 2 de outubro. Caso ocorra segundo turno, se ninguém obtiver metade mais um dos votos válidos, vai ser feito no dia 30 de outubro.

Veja a seguir quem são os candidatos ao governo do RS

Carlos Messalla (PCB) 

Carlos Messalla tem 46 anos e nasceu em Gravataí. Essa é a sua primeira eleição majoritária com o vice Edson Canabarro.Ele já concorreu a vereador em Porto Alegre em 2020, mas não se elegeu. É ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Estado.

Edegar Pretto (PT) 

Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí. Seu vice é Pedro Ruas (PSOL).  Ele foi o deputado estadual em terceiro mandato mais votado do PT nas três eleições que disputou. 

Eduardo Leite (PSDB) 

Eduardo Leite tem 37 anos e é natural de Pelotas. Seu vice é Gabriel Souza (MDB). Ele foi vereador e prefeito de Pelotas e governador do estado. Havia renunciado para tentar concorrer à Presidência da República, mas desistiu para concorrer à reeleição. 

Luis Carlos Heinze (PP) 

Luis Carlos Heinze tem 71 anos e nasceu em Candelária. Seu vice é Tanise Sabino (PTB).  Ele foi prefeito de São Borja e cinco vezes deputado federal. Era candidato a governador em 2018, mas cedeu ao apelo do partido e concorreu ao Senado, conquistando uma das duas vagas. 

Onyx Lorenzoni (PL) 

Onyx Lorenzoni, de 67 anos, é natural de Porto Alegre. Seu vice será Claudinha Jardim (PL).  Ele foi duas vezes deputado estadual e está no quinto mandato de deputado federal, foi ministro da Casa Civil, do Trabalho, da Cidadania e da Secretaria-Geral. 

Rejane de Oliveira (PSTU) 

Rejane de Oliveira tem 61 anos, nasceu em Porto Alegre e é a única mulher a concorrer ao governo do estado. Vera Rosane (PSTU) será sua vice. Ela foi presidente do Cpers-Sindicato por duas gestões. 

Ricardo Jobim (Novo) 

Ricardo Jobim, de 46 anos, é natural de Santa Maria. Ele é ex-presidente da OAB Santa Maria e disputa sua primeira eleição. Seu vice é Rafael Dresch (Novo). 

Roberto Argenta (PSC) 

Roberto Argenta tem 69 anos e é natural de Gramado. Ele já foi vereador e prefeito de Igrejinha, deputado federal e presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs). Sua vice será Nivea Rosa (Solidariedade)

Vicente Bogo (PSB) 

Vicente Bogo, de 65 anos, é nascido em Rio do Oeste, em Santa Catarina. Foi vice-prefeito de Santa Rosa, deputado federal e vice-governador. Presidiu entidades cooperativistas e atuou no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Seu vice é Josi Paz (PSB). 

Vieira da Cunha (PDT) 

Vieira da Cunha nasceu em Cachoeira do Sul e tem 62 anos. Regina Santos (PDT) será sua vice.  Ele foi vereador em Porto Alegre, três vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. Concorreu em 2014 a governador e ficou em quarto lugar.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB