Política

Saiba quem são os candidatos do RS que disputam ao Senado Federal

Até o momento o estado conta com seis pré-candidatos concorrendo nesta corrida eleitoral

Compartilhe:
08/08/2022 - 11h49min Corrigir

As convenções partidárias terminaram na última sexta-feira (5) e já temos um cenário político um pouco mais definido. Os partidos ainda têm até o dia 15 deste mês para registrar as candidaturas, mas é pouco provável que existam mudanças no que já se tem definido até agora. 

Até o momento temos 6 candidatos do Rio Grande do Sul na disputa ao Senado Federal. A campanha eleitoral 2022 vai começar no dia 16 de agosto com propagandas de rádio e TV. 

O primeiro turno da eleição vai ser realizado no dia 2 de outubro. Caso ocorra segundo turno, se ninguém obtiver metade mais um dos votos válidos, vai ser feito no dia 30 de outubro.

Saiba quem são os gaúchos que concorrem ao Senado Federal nas eleições 2022:

Airto Ferronato (PSB)

Airto Ferronato tem 69 anos e é natural de Anta Gorda. Ele está no quinto mandato como vereador em Porto Alegre, é presidente da casa e líder da bancada do PSB na Câmara. Além disso, ainda foi presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul da Câmara e diretor-presidente do Departamento de Esgotos Pluviais do Rio Grande do Sul.

Ana Amélia Lemos (PSD)

Ana Amélia Lemos tem 77 anos e é natural de Lagoa Vermelha. Ela é jornalista e atuou em diversos veículos do estado. Em 2010 ela entrou para a política e foi eleita senadora. Depois de cumprir seu mandato como senadora, ela retornou ao RS e assumiu a secretaria de Relações Federativas e Internacionais, onde permaneceu até março.

Comandante Nádia (PP)

A comandante Nádia tem 54 anos e nasceu em Porto Alegre. Ela foi a primeira mulher a comandar o 40º Batalhão da Polícia Militar. Ela criou o programa Patrulha Maria da Penha no RS em 2012. Em 2016 deixou a carreira militar e foi eleita vereadora em Porto Alegre, se reelegendo em 2016. 

Fabiana Sanguiné (PSTU)

Fabiana Sanguiné tem 44 anos e é natural de Porto Alegre. Ela é servidora pública em Porto Alegre, atuando na área da saúde e tem ligação com movimentos sociais, Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Essa é a primeira vez que disputa um cargo público.

General Hamilton Mourão (Republicanos)

Hamilton Mourão tem 68 anos e nasceu em Porto Alegre. Ele atuou no Exército por 46 anos. Sua carreira política começou em 2018 como vice-presidente ao lado de Bolsonaro.

Olívio Dutra (PT)

Olívio Dutra tem 81 anos e nasceu em Bossoroca. Depois de 8 anos afastado da política ele retorna para concorrer ao Senado. O bancário aposentado, ajudou a fundar o PT e atuou em movimentos sindicais. Ele atuou como prefeito em Porto Alegre, governador e ministro.

*Créditos: Foto do Olívio Dutra: Arquivo pessoal Facebook/ Ana Amélia Lemos: site pessoal/ Comandante Nadia: Câmara de Porto Alegre/ Fabiana Sanguiné: PSTU/ Hamilton Mourão: Agência Brasil

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSE