Geral

Representantes apresentam projeto da Rota das Etnias para a comunidade em Arambaré

Entidades, empreendedores e comerciantes de vários segmentos da sociedade compareceram na reunião, ocorrida na noite dessa segunda-feira (08), no Centro Cultural Inúbia

Compartilhe:
09/08/2022 - 15h50min Corrigir

Uma reunião para apresentar o projeto da Rota das Etnias na Costa Doce foi promovida, na noite dessa segunda-feira (8), com entidades, empreendedores e comerciantes de Arambaré. O encontro ocorreu no Centro Cultural Inúbia, seguindo o cronograma definido pela comissão de estudos da proposta.

A ideia inicial visa fomentar o turismo da região Costa Doce através de uma rota turística ligando Camaquã, Chuvisca, Arambaré, Cristal e Dom Feliciano, ressaltando a influência cultural dos povos pomeranos e poloneses que colonizaram a região. O roteiro turístico deverá chamar a atenção de crianças, jovens e adultos que procuram por momentos de lazer com a família em ambientes mais tranquilos, longe dos grandes centros urbanos. No entanto, segundo os idealizadores, o principal objetivo para a criação da rota é atrair turistas de todo o Brasil e de outros países por meio de atrações culturais, natureza exuberante, praias e serra em um mesmo destino.

O prefeito Jardel Cardoso (PL) e secretários, além do presidente da Câmara de Vereadores Iago Kielermann (PDT) e outros vereadores arambareenses compareceram na reunião. A diretora de Indústria, Comércio e Turismo de Dom Feliciano, Raquel Sivinski Tyska, ficou responsável pela condução do encontro.

Cada município enviou um representante para a reunião. Chuvisca foi representado por Inez Buchhorn, Dom Feliciano por Elis Regina Szarblewski e Cristal por Flávio Corrêa, membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e proprietário de Agência Receptiva que atende a região.

O secretário de Turismo de Arambaré Adejanir Vasconcelos destacou a importância da união entre poder público e iniciativa privada para que a rota turística seja implantada o mais rápido possível. Por Camaquã, o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, salientou as mudanças de comportamento dos turistas neste período pós pandemia, que estão optando em viajar com a família buscando trajetos curtos, que possam percorrer de carro. "Temos uma grande oportunidade cruzando nossos municípios, que é a BR-116, agora em grande parte já duplicada. Podemos, com certeza, sermos uma grande opção para turistas da grande Porto Alegre, como também estrangeiros que passam diariamente pela rodovia e só não visitam nossa região por desconhecer o que temos a oferecer", disse Dworzecki.

O casal Márcia Hartwig e Éverton Bugs, proprietários do empreendimento de agricultura familiar "Quinta Monte Castelo", em Camaquã, relatou a experiência de transformar um espaço antes utilizado para cultivo de uva e fumo em um ponto turístico já reconhecido na região. Os empresários afirmam que tiveram o apoio do Sebrae e de outras entidades para colocar o projeto em prática em um curto espaço de tempo. Atualmente, o local recebe mais de 150 turistas aos fins de semana. 

Na ocasião, foi distribuído um livro na língua pomerana "Dai Klair Prins" O Pequeno Príncipe, um projeto idealizado pelo Consulado Alemão e também financiado pelo Instituto Cultural Pomerano Brasileiro de Jaraguá do Sul (SC), através do empreendedor Wandér Weege. O exemplar veio parar no Estado por meio dos administradores da página Pomeranos do RS, especialmente à Rota das Etnias por contar com a cultura pomerana no projeto.

Segundo os organizadores, o encontro foi produtivo, pois conseguiu atingir o objetivo de apresentar a proposta e buscar o engajamento de diversos setores da comunidade. Todos os representantes dos municípios que fazem parte do projeto tiveram a oportunidade de destacar os atrativos, tanto de belezas naturais, quanto culturais existentes na região.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR