Justiça

Prefeito de Bagé e mais quatro pessoas são denunciados pelo Ministério Público por corrupção passiva

Esquema de "rachadinhas" teria ocorrido entre 2008 e 2012, período em que Divaldo Lara (PTB) ainda era vereador do município

Compartilhe:
10/08/2022 - 16h12min MP-RS / Edição: Redação BJ News Corrigir

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou, nessa terça-feira (9), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), a esposa dele, um secretário e outras duas pessoas por crimes de corrupção passiva praticados entre 2008 e 2012 no município. Segundo o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Núcleo Fronteira Oeste, Diogo Taborda, os denunciados receberam parte dos salários de servidores. A popular “rachadinha” somou mais de R$ 50 mil em prejuízo às vítimas conjuntamente. O esquema foi descoberto por meio de delação premiada. 

Em 2008, na época em campanha para vereador, Lara solicitou apoio político a uma das vítimas prometendo, em troca, nomeação para cargo comissionado na Câmara de Vereadores. O acordo previa que a vítima, depois de empossada, o que ocorreu em 2009, entregasse mensalmente parte do salário ao atual secretário de Bagé, que é sobrinho de Lara e consta como denunciado, além de parte do valor de diárias para cursos.

Já em 2011, o atual prefeito, então como vereador de Bagé, indicou para nomeação uma pessoa para um cargo na 7ª Coordenadoria Regional de Saúde do município. Ela também passou a entregar parte do seu salário em dinheiro para outras três pessoas sob ordem do então vereador. Além disso, entre o final de setembro e início de outubro de 2011, a esposa do atual prefeito e um dos denunciados foram até a casa da vítima e solicitaram que ela fizesse um empréstimo em seu nome para que fosse repassado ao então vereador e atual prefeito de Bagé.

Conforme a denúncia, Lara, durante o período de 2008 a 2012 dirigiu a atividade dos demais acusados que atuavam sob seu comando nas rachadinhas. “O denunciado agiu com violação de dever inerente ao cargo, visto que era vereador de Bagé e tinha obrigação de manter proba conduta funcional, com observância aos princípios da administração pública, em especial à legalidade e à moralidade”, explica o promotor de Justiça Diogo Taborda.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR