No cenário de incerteza econômica enfrentado no Brasil atualmente, o aumento no número de empreendedores nacionais vem chamando a atenção. Motivado sobretudo pelas demissões em massa, o crescimento de microempreendedores aponta para uma mudança no comportamento brasileiro, cada vez mais autônomo.
De acordo com pesquisas recentes, em 2020 o país teve um crescimento de 13,23% no número de microempreendedores individuais, os chamados MEI. Foram mais de 3,36 milhões de novas empresas, com destaque para o empreendedorismo digital.
Ainda assim, dúvidas sobre como e por que começar a empreender não são incomuns. Afinal, o que é empreendedorismo? O que significa esse conceito, quais são os tipos e o que podemos esperar do cenário nacional nos próximos anos?
Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo este texto!
O que é empreendedorismo?
O empreendedorismo é uma prática de negócios. Nela, uma ou mais pessoas identificam uma oportunidade de criar um novo negócio que pode atender a um mercado específico e, portanto, se tornar lucrativo. Assim, “empreender” se relaciona intimamente ao ato de “criar”.
O termo foi usado pela primeira vez em 1942, pelo economista Joseph Alois Schumpeter, e caracterizava uma resposta a uma necessidade observada no mercado consumidor. Nesse sentido, podemos dizer que o empreendedorismo e a inovação caminham lado a lado.
O empreendedor é, portanto, aquele que percebe uma falta e elabora um produto ou serviço que a supra. Para isso, deve-se ter um olhar atento e criativo e a mentalidade de alguém capaz de resolver problemas.
Ao contrário do que se imagina, contudo, “empreender” não necessariamente significa criar algo totalmente único e novo. Pense, por exemplo, na Uber: o problema enfrentado pela empresa não dizia respeito a uma nova maneira de se locomover, mas a uma atualização dos modos já conhecidos.
O que é visão de oportunidade?
Para conseguir empreender e ter sucesso, o empreendedor deve ter a chamada “visão de oportunidade”. Ou seja: a capacidade de perceber, ao seu redor, problemas e dores de mercado e, além disso, de criar maneiras de solucioná-las.
O empreendedorismo nasce a partir da visão de oportunidade. Quanto melhor ela for, maiores as chances de um negócio prosperar. Quando, por outro lado, essa visão aposta em soluções pouco eficazes, então o negócio pode acabar dando errado.
O que é o investidor anjo?
Um dos termos mais comuns no “dicionário de empreendedores” é o chamado investidor anjo. Essa figura diz respeito a profissionais experientes e com grande visão de mercado, responsáveis por investir capital em novos empreendimentos.
Assim, quando um negócio está começando a crescer e tem potencial para se destacar no mercado, é comum que um ou mais investidores anjo invistam nele. Isso permite o crescimento acelerado da empresa, e, em retorno, esses investidores recebem uma porcentagem dos lucros.
Quais são os tipos de empreendedorismo?
Como explicamos, o empreendedorismo não necessariamente está ligado ao ato de criar, do zero, um novo negócio. Um empreendedor pode ser alguém com a visão certa de mercado, que então passará a contar com o trabalho e apoio de outras pessoas.
Para entender melhor como o empreendedorismo se estrutura, é importante conhecer os seus diversos tipos. Abaixo, apresentamos os principais deles. Confira!
Empreendedorismo social
O empreendedorismo social tem como foco inovações e mudanças que podem trazer benefícios para a sociedade. Assim, em geral se relaciona com áreas como a educação, o meio ambiente e a cultura.
Nesse modelo, o lucro ainda é uma prioridade, mas passa a ser associado a um impacto positivo e a uma maior responsabilidade social. Dessa maneira, a empresa cresce enquanto, ao mesmo tempo, promove o bem-estar social usando métodos sustentáveis e com menos desigualdade.
Exemplos de empreendedorismo social podem ser encontrados em institutos de educação voltados para pessoas carentes e/ou com necessidades especiais, iniciativas de saúde que ampliam o acesso a tratamentos e até a prática de esportes para pessoas com deficiência.
Empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital, como já indica o seu nome, tem como base a internet e a tecnologia. Seus serviços e produtos são ofertados de forma totalmente online, o que possibilita um alcance empresarial muito maior.
Esse é o modelo de empreendedorismo que mais vem crescendo nos últimos anos. Isso se dá porque, além de ser mais abrangente, ele também oferece:
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Menor investimento inicial;
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Estrutura física empresarial reduzida;
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Menos custos de manutenção;
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Mais visibilidade de negócio.
Um exemplo muito famoso de empreendedorismo digital é a Amazon, cujos serviços são todos prestados através do portal. Seus mais diversos serviços — streamings, leitores digitais, audiolivros etc. — também acontecem inteiramente pela internet.
Empreendedorismo verde
O empreendedorismo verde, também chamado de “sustentável”, tem como foco a preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis na elaboração de novos serviços e produtos. Com a crescente preocupação ambiental observada em empresas de todo o mundo, ele apresenta um diferencial positivo para outros negócios.
A atuação do empreendedorismo sustentável pode ser observada na produção de produtos mais duráveis e com uma maior pegada ecológica. Também são características o uso eficiente de recursos naturais e o reaproveitamento de materiais.
Alguns exemplos de empreendedorismo verde podem ser observados na indústria da moda, na criação de aplicativos para a locação de bicicletas e patinetes, e em iniciativas de reciclagem.
Intraempreendedorismo
Também chamado de empreendedorismo empresarial ou de empreendedorismo corporativo, o intraempreendedorismo acontece de forma interna em uma empresa. Ele pode partir de qualquer funcionário, em qualquer cargo ou setor.
Nesse tipo de empreendedorismo, o foco é o crescimento do negócio e a sua diversificação. Assim, podem ser sugeridos novos produtos ou apenas novos métodos de trabalho que possibilitem mais lucros e maior efetividade.
O intraempreendedorismo promove uma cultura mais dinâmica na empresa, além de ser uma forma de um colaborador se destacar na sua carreira. Ele também gera benefícios como o aumento da produtividade e a melhora da comunicação interna.
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