Geral

O que é empreendedorismo? Conheça os tipos

Entenda o que é empreendedorismo e quais os principais tipos. Saiba o que é o investidor anjo e a importância da visão de oportunidade

Compartilhe:
11/08/2022 - 15h08min Corrigir

No cenário de incerteza econômica enfrentado no Brasil atualmente, o aumento no número de empreendedores nacionais vem chamando a atenção. Motivado sobretudo pelas demissões em massa, o crescimento de microempreendedores aponta para uma mudança no comportamento brasileiro, cada vez mais autônomo.

De acordo com pesquisas recentes, em 2020 o país teve um crescimento de 13,23% no número de microempreendedores individuais, os chamados MEI. Foram mais de 3,36 milhões de novas empresas, com destaque para o empreendedorismo digital.

Ainda assim, dúvidas sobre como e por que começar a empreender não são incomuns. Afinal, o que é empreendedorismo? O que significa esse conceito, quais são os tipos e o que podemos esperar do cenário nacional nos próximos anos? 

Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo este texto!

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma prática de negócios. Nela, uma ou mais pessoas identificam uma oportunidade de criar um novo negócio que pode atender a um mercado específico e, portanto, se tornar lucrativo. Assim, “empreender” se relaciona intimamente ao ato de “criar”.

O termo foi usado pela primeira vez em 1942, pelo economista Joseph Alois Schumpeter, e caracterizava uma resposta a uma necessidade observada no mercado consumidor. Nesse sentido, podemos dizer que o empreendedorismo e a inovação caminham lado a lado.

O empreendedor é, portanto, aquele que percebe uma falta e elabora um produto ou serviço que a supra. Para isso, deve-se ter um olhar atento e criativo e a mentalidade de alguém capaz de resolver problemas.

Ao contrário do que se imagina, contudo, “empreender” não necessariamente significa criar algo totalmente único e novo. Pense, por exemplo, na Uber: o problema enfrentado pela empresa não dizia respeito a uma nova maneira de se locomover, mas a uma atualização dos modos já conhecidos.

O que é visão de oportunidade?

Para conseguir empreender e ter sucesso, o empreendedor deve ter a chamada “visão de oportunidade”. Ou seja: a capacidade de perceber, ao seu redor, problemas e dores de mercado e, além disso, de criar maneiras de solucioná-las.

O empreendedorismo nasce a partir da visão de oportunidade. Quanto melhor ela for, maiores as chances de um negócio prosperar. Quando, por outro lado, essa visão aposta em soluções pouco eficazes, então o negócio pode acabar dando errado.

O que é o investidor anjo?

Um dos termos mais comuns no “dicionário de empreendedores” é o chamado investidor anjo. Essa figura diz respeito a profissionais experientes e com grande visão de mercado, responsáveis por investir capital em novos empreendimentos.

Assim, quando um negócio está começando a crescer e tem potencial para se destacar no mercado, é comum que um ou mais investidores anjo invistam nele. Isso permite o crescimento acelerado da empresa, e, em retorno, esses investidores recebem uma porcentagem dos lucros.

Quais são os tipos de empreendedorismo?

Como explicamos, o empreendedorismo não necessariamente está ligado ao ato de criar, do zero, um novo negócio. Um empreendedor pode ser alguém com a visão certa de mercado, que então passará a contar com o trabalho e apoio de outras pessoas.

Para entender melhor como o empreendedorismo se estrutura, é importante conhecer os seus diversos tipos. Abaixo, apresentamos os principais deles. Confira!

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social tem como foco inovações e mudanças que podem trazer benefícios para a sociedade. Assim, em geral se relaciona com áreas como a educação, o meio ambiente e a cultura.

Nesse modelo, o lucro ainda é uma prioridade, mas passa a ser associado a um impacto positivo e a uma maior responsabilidade social. Dessa maneira, a empresa cresce enquanto, ao mesmo tempo, promove o bem-estar social usando métodos sustentáveis e com menos desigualdade.

Exemplos de empreendedorismo social podem ser encontrados em institutos de educação voltados para pessoas carentes e/ou com necessidades especiais, iniciativas de saúde que ampliam o acesso a tratamentos e até a prática de esportes para pessoas com deficiência.

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital, como já indica o seu nome, tem como base a internet e a tecnologia. Seus serviços e produtos são ofertados de forma totalmente online, o que possibilita um alcance empresarial muito maior.

Esse é o modelo de empreendedorismo que mais vem crescendo nos últimos anos. Isso se dá porque, além de ser mais abrangente, ele também oferece:

  • Menor investimento inicial;

  • Estrutura física empresarial reduzida;

  • Menos custos de manutenção;

  • Mais visibilidade de negócio.

Um exemplo muito famoso de empreendedorismo digital é a Amazon, cujos serviços são todos prestados através do portal. Seus mais diversos serviços — streamings, leitores digitais, audiolivros etc. — também acontecem inteiramente pela internet.

Empreendedorismo verde

O empreendedorismo verde, também chamado de “sustentável”, tem como foco a preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis na elaboração de novos serviços e produtos. Com a crescente preocupação ambiental observada em empresas de todo o mundo, ele apresenta um diferencial positivo para outros negócios.

A atuação do empreendedorismo sustentável pode ser observada na produção de produtos mais duráveis e com uma maior pegada ecológica. Também são características o uso eficiente de recursos naturais e o reaproveitamento de materiais.

Alguns exemplos de empreendedorismo verde podem ser observados na indústria da moda, na criação de aplicativos para a locação de bicicletas e patinetes, e em iniciativas de reciclagem. 

Intraempreendedorismo

Também chamado de empreendedorismo empresarial ou de empreendedorismo corporativo, o intraempreendedorismo acontece de forma interna em uma empresa. Ele pode partir de qualquer funcionário, em qualquer cargo ou setor.

Nesse tipo de empreendedorismo, o foco é o crescimento do negócio e a sua diversificação. Assim, podem ser sugeridos novos produtos ou apenas novos métodos de trabalho que possibilitem mais lucros e maior efetividade.

O intraempreendedorismo promove uma cultura mais dinâmica na empresa, além de ser uma forma de um colaborador se destacar na sua carreira. Ele também gera benefícios como o aumento da produtividade e a melhora da comunicação interna.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES