Educação

FURG São Lourenço do Sul participa de Feira de Profissões no Salão Paroquial da Igreja Matriz

Ação integrou a programação das festividades da semana de aniversário do padroeiro do município

Compartilhe:
12/08/2022 - 09h32min Secom FURG SLS Corrigir

Na última sexta-feira (5), estudantes e docentes do campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participaram da Feira de Profissões do Salão Paroquial da Igreja Matriz, atividade que integrou a programação da 139ª Festa de São Lourenço. Na ocasião, alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental puderam saber mais sobre a universidade e as opções de cursos superiores ofertados no município.

A FURG-SLS foi representada pelo curso de Gestão Ambiental, que levou uma maquete ilustrativa com os relevos do território lourenciano. Também foi exposta uma coleção de pedras do laboratório de Geologia, com minerais presentes na região, além de exemplares raros de praticamente todos os continentes. Além da FURG, também estavam presentes representantes de universidades privadas com atuação no município.

De acordo com a docente da FURG-SLS, Juliana Prevedello, a atividade oportunizou que a comunidade conhecesse um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo curso de Gestão Ambiental e pela universidade como um todo. “É muito bom dialogar com os estudantes e mostrar as opções de cursos superiores que temos gratuitamente aqui no município”, afirma.

Um exemplo disso foi relatado por Isadora Freitas, estudante do 8º ano da Escola Estrela do Mar. Segundo Isadora, foi com a divulgação da feira das profissões em sua turma que ela ficou sabendo sobre a presença da FURG em São Lourenço do Sul. O que foi visto, no dia, lhe agradou: “A palestra foi muito boa. Eu amei as pedras, são muito bonitas”.

Parceria a favor da educação

Realizada pela comunidade católica da Igreja Matriz, a Festa de São Lourenço celebra o padroeiro do município, o mártir São Lourenço de Huesca, considerado um dos sete primeiros diáconos da Igreja Cristã.

O diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, explica que essa foi a primeira vez que a universidade participa do evento promovido pela Igreja Católica. “Foi uma experiência muito positiva, assim como são todos os momentos em que podemos entrar em conexão com as pessoas da comunidade”, avalia.

Eduardo destaca que durante a feira várias escolas visitaram o espaço da FURG-SLS. “Isso contribui bastante para que tomem conhecimento sobre as atividades que desenvolvemos aqui no campus e os cursos que oferecemos, além é claro de promover esse estreitamento das relações entre a universidade e as pessoas da comunidade lourenciana”, enfatiza.

A professora e empresária Gislaine Amato Sandri, uma das organizadoras da celebração, conta que essa é a primeira vez que a Feira das Profissões acontece. A ideia surgiu por iniciativa sua: “Pra mim, um evento que é comunitário deve oferecer outros serviços”.

De acordo com Gislaine, a presença da universidade em São Lourenço muda um paradigma, fortalecendo o desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural da região. “Antes o município era apenas emissor e agora se torna receptor. Ao mesmo tempo em que para de enviar estudantes a outros locais, também passa a atrair novos alunos”, explica.

Ela entende que a presença de acadêmicos de outras partes do país promove um intercâmbio com a comunidade local. “São alunos que vêm às vezes de outros estados, estados bem distantes. Isso só vem a contribuir e enriquecer a cultura local. Também é importante para o desenvolvimento de mercado, dos negócios em si”, explica Gislaine.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET