Geral

Dia dos Pais: Conheça seis “paizões” do reino animal

Machos das espécies peixe-palhaço, cavalo-marinho, pinguim-imperador, cisne-de-pescoço-preto, ema e sagui são exemplos de pais cuidadosos e participativos da natureza

Compartilhe:
14/08/2022 - 11h02min Corrigir

A máxima “não basta ser pai, tem que participar” já é consenso entre os seres humanos, mas costuma não ser a regra no reino animal. No entanto, existem verdadeiros paizões na natureza que são muito dedicados à família e cuidam muito bem de seus filhotes. Há aqueles que garantem todo o suporte às mães durante a gestação, outros que ficam responsáveis pela alimentação e proteção dos bebês nos primeiros meses de vida e até aqueles que engravidam.

Embora com características diferentes, as espécies enfrentam desafios comuns: a manutenção de habitats bem preservados, seguros e saudáveis para viver. “Temos uma biodiversidade incrível no Brasil, com uma fauna muito rica e interessante. Infelizmente, o desmatamento, o tráfico de animais silvestres, a pesca predatória e as mudanças climáticas colocam em risco diversas espécies”, avalia a especialista em Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Karynna Tolentino.

Para comemorar este Dia dos Pais, confira seis exemplos inspiradores da natureza:

Peixe-palhaço

Os machos da espécie Amphiprion, popularmente conhecidos como peixe-palhaço, têm forte “instinto paterno”. Assim como o personagem Marlim, do filme “Procurando Nemo”, os pais da espécie são extremamente cuidadosos e protetores e, inclusive, podem cuidar de “bebês” que não são seus. Os pais estão sempre próximos aos filhotes e costumam morder os ovos para remover pequenos detritos e também abanam suas ventanas para garantir oxigênio aos rebentos. Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acreditam que a explicação esteja na presença do hormônio isotocina entre esses peixes, que teria um efeito semelhante à ocitocina em humanos. Também chamado de “hormônio do amor”, a ocitocina é liberada no organismo das mães humanas durante o parto e a amamentação.

Cavalo-Marinho

O cavalo-marinho (Hippocampus) é uma das espécies com a paternidade mais incomum. É o macho que “engravida” e dá a luz a centenas de filhotes de uma só vez. Os cavalos-marinhos machos possuem uma bolsa onde as fêmeas depositam seus ovos. A incubação ocorre por um período de até 45 dias, até que os bebês possam nascer. Há cerca de 50 espécies de cavalos-marinhos distribuídas nos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico e Mediterrâneo que são consideradas vulneráveis à extinção. No Brasil, existem duas espécies: Hippocampus reidi e H. erectus. As principais ameaças são a pesca predatória, a destruição do habitat e a captura para criação em aquários.

Pinguim-imperador

O pinguim-imperador (Pinguinus impennis) assume o trabalho de cuidar dos ovos de seus filhotes. Sua missão é manter o ovo aquecido por cerca de dois meses - mesmo vivendo em locais super frios - até o momento do nascimento e garantir a alimentação dos filhotes nos primeiros meses. Esse cuidado é fundamental para permitir que a fêmea recupere suas forças, se alimentando no mar. Existem 17 espécies conhecidas de pinguins, sobretudo no Hemisfério Sul. No Brasil, os registros mais frequentes são de pinguins-de-Magalhães, que preferem temperaturas mais amenas em comparação com aqueles que vivem no extremo sul do planeta.

Sagui

O papai sagui (Callithrix) é muito apegado à família e bastante participativo no desenvolvimento de seus filhos. Eles alimentam e carregam os filhotes nas costas enquanto as mães descansam por vários dias para se recuperarem do parto. Os irmãos mais velhos também ajudam nos cuidados com os pequenos dessa espécie. Os saguis alimentam-se principalmente de insetos, mas também gostam de frutas, sementes, ovos, seiva de árvores e pequenas aves. O avanço do desmatamento e o tráfico de animais são as principais ameaças.

Ema

Os machos da ema (Rhea americana) costumam manter um grupo de até 12 fêmeas. Entretanto, os pais são bastante presentes e fundamentais nos cuidados com os filhotes. É dos machos a função de chocar os ovos e a responsabilidade de construir o ninho e dar cuidado e proteção aos filhotes, que pode durar até seis meses. A ema é um animal que ocorre exclusivamente na América do Sul, especialmente em regiões campestres e cerrados do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. É a maior e mais pesada ave do continente. Um macho adulto pode atingir 1,70 metros e pesar até 36 quilos. A intervenção humana nos biomas também é a principal ameaça para esses animais, assim como a caça. O Pantanal é um dos habitats onde se encontram mais indivíduos da espécie no Brasil.

Cisne-de-pescoço-preto

Outro pai muito presente na gestação e criação de seus filhotes é o cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus). Eles constroem o ninho bem próximo à água. Enquanto a mãe sai para se alimentar, o pai fica muito atento ao ninho, podendo inclusive se tornar bastante agressivo se alguém chegar perto. Depois que os filhotes nascem, sobem nas costas dos pais para se proteger do frio e dos predadores. O cisne-de-pescoço-preto é uma ave que vive no sul da América do Sul, habitando lagos, lagunas e pântanos.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 31 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERAS