Geral

Cavalo atola em terreno baldio, fratura uma das patas e acaba morrendo em Camaquã

Voluntários da Arca e populares prestaram atendimento ao animal

Compartilhe:
19/02/2023 - 14h54min Corrigir

Um cavalo morreu depois de ficar atolado na lama em um terreno baldio, nesse sábado (18), no bairro Jardim, em Camaquã. Voluntários e um médico veterinário parceiro da Associação Protetora aos Animais de Rua (Arca) de Camaquã acompanharam o caso. Em seu perfil na rede social, a coordenadora da ONG, Ivana de Paula, comentou sobre o episódio de negligência por parte do tutor do animal. (Veja a publicação no final da matéria)

Conforme a voluntária, o equino ficou preso no lodo e teve fratura na pata traseira da esquerda. Um grupo de meninos que jogava futebol em uma quadra ao lado do terreno baldio auxiliou na retirada do cavalo do atoleiro. Por estar bastante debilitado, o animal não resistiu à gravidade do ferimento e acabou vindo a óbito. 

Ivana aproveitou a publicação para falar da situação de abandono e maus-tratos que vivem alguns equinos no município. A coordenadora da Arca destacou a importância de os tutores terem espaços próprios e condições financeiras adequadas para manter os animais. 

"É de rasgar o peito de ver o final destes animais totalmente debilitado que passam a vida carregando carroças pesadas com um monte de marmanjos em cima para aumentar ainda mais o peso a carga. Pessoas sem campo, sem estrutura financeira para bancar o custo destes animais, simplesmente deveria ser proibido existir animais na mão de quem não tem condições de mantê-los, pois nem o final da vida deles o tutor comparece nem que fosse pra fazer uma oração, momento este que nós que temos que assistir esta despedida oramos para que esta alma entre a galope céu a dentro e esqueça que teve um carrasco em sua vida", desabafou Ivana.

A voluntária também agradeceu o apoio que recebeu para tentar salvar a vida do animal e, em vídeo, destacou que irá responsabilizar o dono do cavalo pelo fato assim que descobrir de quem se trata. "Nossos corações ardem de vivenciar esta dor do descaso, mas nos sentimos leves com o apoio daquele que estudou para curar e sanar as dores deles e que consegue liberta-los do corpo físico quando nada mais da pra fazer e assim alivia-los humanamente da dor e da impossibilidade de voltar a caminhar, obrigada Dr. Sergio Renato Scherer Filho por estar sempre conosco nos piores momentos destas vidas. Gratidão aos meninos que jogavam futebol e ajudaram a tirar o cavalinho do lodo".

Denúncias sobre a identidade do tutor do cavalo podem ser repassadas, sob garantia de sigilo, para o WhatsApp de Ivana: (51) 98025-5559. O abandono e/ou negligência contra animais é caracterizado crime de maus-tratos, previsto pela Lei Federal nº 9.605. A pena para o infrator vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Com a alteração da Lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ