Política

Sindicato dos Municipários de Camaquã convoca assembleia geral para tratar da Reforma da Previdência

Encontro acontecerá na próxima quinta-feira (23)

Compartilhe:
20/03/2023 - 15h10min Corrigir

O Sindicato dos Municipários de Camaquã (Simuca) promoverá, na próxima quinta-feira (23), uma assembleia geral para discutir os impactos da proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Executivo em dezembro do ano passado. 

Desde o mês de fevereiro, a Prefeitura realiza visitas a diversos setores públicos para apresentar o projeto. Durante os encontros, uma comissão composta por procuradores, secretários municipais e membros do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) apresenta os detalhes da proposta de reforma da previdência e esclarece dúvidas dos servidores sobre o tema.

O objetivo das ações é explicar os motivos e as mudanças causadas pelo Projeto de Lei (PL) na vida de cada servidor. O governo municipal aponta a necessidade de reformar a lei do instituto devido ao déficit atuarial superior a R$ 588 milhões e que já estaria impactando na prestação de serviços à comunidade camaquense e no índice de gastos com pessoal, definido na lei de responsabilidade fiscal. O Executivo afirma que o saldo negativo apresentado impossibilita o reajuste salarial para os servidores. O projeto tramita na Câmara de Vereadores. 

Segundo Carla Simone Blaskowski, presidente do Simuca, a aprovação do PL afetará negativamente o servidor público municipal. "Um projeto que vem a mexer na Lei Orgânica do município, no Regime Jurídico Único, e também no nosso FAPS", destaca Carla. 

A sindicalista afirma que a Câmara de Vereadores precisa se posicionar para barrar a aprovação da proposta durante sessão ordinária. Carla salienta que caso o PL seja aprovado pelo Legislativo, o Simuca sinaliza greve geral da categoria.

"Isso mesmo, colegas! Nós já estamos em estado de greve. A assembleia deliberou por esse estado de greve lá em fevereiro, na última assembleia. Depois disso, tivemos aqui a presença de representantes do prefeito no Sindicato, porque o prefeito quis dessa forma, que fossem até o sindicato para falar de suas propostas. Nós recebemos, mas não concordamos em nada... Não dissemos nem que sim, nem que não, porque nós temos que ouvir a nossa base. E a nossa base, hoje, diz: 'Retira! Retira o pacote de maldades da Câmara de Vereadores'. Sabemos que cada poder tem o seu papel: Poder Executivo tem a sua iniciativa, o Poder Legislativo tem a sua e o Sindicato tem o seu papel. Então, nós estamos no caminho certo, no rumo que o Sindicato tem que tomar na defesa intransigente dos direitos da categoria. Nós não podemos permitir que os colegas municipários, além de não terem reajuste salarial da categoria em seus salários básicos, além de não terem o pagamento do piso para os professores, serem também ludibriados, serem também massa de manobra para que ainda retirem os direitos constituídos e ainda aumentem a alíquota do FAPS com o discurso de que não há dinheiro na Prefeitura", falou Carla em vídeo publicado na página do Simuca.

A assembleia está marcada para as 19 horas, na sede do sindicato, localizada na Rua Marcílio Dias Longaray, nº 130, bairro Olaria. 

Assista ao vídeo:

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
Mais Lidas
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABB
SUPER SÃO JOSÉ