Geral

Ex-prefeito de Camaquã, Olavo Moraes, recebe homenagem póstuma

Cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira (9), no túmulo do político no Cemitério São João, na presença de autoridades e do filho Apio

Compartilhe:
09/05/2023 - 17h13min Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã / Edição: Redação BJ News Corrigir

O presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, vereador Neco Puschnerat (PSDB), participou na manhã desta terça-feira (9) do descerramento da placa em homenagem póstuma ao ex-prefeito Olavo Moraes, no túmulo do político, localizado no Cemitério São João.

A homenagem contou com a presença do filho do ex-chefe do executivo camaquense, Apio Cláudio Moraes e sua esposa, que foram recebidos pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB). Apio contou que, devido à profissão como piloto de avião, morou em vários lugares do Brasil até ser contratado para trabalhar em uma companhia área portuguesa, o que fez com que ele se mudasse para Portugal e morasse lá por mais de 50 anos.

Olavo Moraes foi um dos pioneiros na elaboração e construção de importantes obras de ruas no município, abrindo ou ampliando várias vias da cidade. Outro importante e lembrado feito de Moraes foi ter iniciado os festejos do centenário do município no ano de 1950.

Além do prefeito, acompanhado da esposa Irene Lima, participaram da solenidade o vice-prefeito Abner Dillmann (PSDB), o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, a secretária de Educação e Desporto, Eva Rosi, o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, o coordenador político, Alex Petromann, o historiador camaquense, Roberto Stepanski, o vereador Ilson Meireles, o Tenente Madruga, da Brigada Militar e familiares de Olavo Moraes.

História

Olavo Moraes nasceu em 29 de julho de 1903, em Santo Ângelo, nas Missões. Era filho de Eurico Moraes e Acácia Moraes. Do primeiro casamento, nasceram Apio Cláudio Moraes e uma menina que veio a falecer aos dois anos de idade. Passou a morar em Camaquã para assumir a gerência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BERGS), atual Banrisul, na década de 1940. Se casou com Catarina Schedler, com quem teve mais dois filhos: Gilda e Carlos Eurico.

Em 1948, tornou-se o primeiro prefeito eleito pelo voto direto, permanecendo no cargo até 7 de dezembro de 1950. Hoje, a antiga Rua Marechal Deodoro leva o seu nome: Rua Olavo Moares, uma das mais importantes da cidade. Morreu em 7 de dezembro de 1950, deixando um enorme legado para o município de Camaquã.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAIO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET