Economia

Programa Volta por Cima inicia pagamento nesta sexta-feira

Benefício é destina para as famílias atingidas pelo ciclone extratropical

Compartilhe:
28/07/2023 - 08h03min Secom Governo do RS Corrigir

O auxílio financeiro anunciado pelo Programa Volta por Cima será depositado nesta sexta-feira (28). O crédito, no valor de R$ 2,5 mil por família atingida pelo ciclone extratropical de junho, é feito no Cartão Cidadão dos beneficiados. No total, 1.726 famílias de 22 municípios receberão o recurso, resultando na transferência de R$ 4,3 milhões.

Para receber o benefício, é preciso cumprir integralmente os requisitos estipulados em decreto de regulamentação publicado, no dia 20 de julho, no Diário Oficial do Estado:

  • famílias desabrigadas ou desalojadas em razão do ciclone extratropical da madrugada de 15 para 16 de junho; 
  • em municípios com decreto de emergência ou calamidade homologado pelo Estado; 
  • com formulário coletado pelas equipes de Assistência Social municipais até 30 de junho; 
  • classificadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) como pobres ou extremamente pobres. 

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, destaca a celeridade do governo estadual no atendimento às pessoas atingidas por tempestades. "Garantir que esses recursos cheguem a quem mais precisa nesse momento foi uma prioridade apontada pelo governador Eduardo Leite e que, felizmente, conseguimos entregar hoje com sucesso”, disse. “É a sinalização de que o Estado está ao lado da população e que será parceiro na reconstrução das comunidades.”

“O auxílio do governo do Estado vai ajudar as pessoas mais vulneráveis na reconstrução de suas vidas, que foram duramente afetadas pelo ciclone. O trabalho da assistência social segue com ajustes dos dados das famílias e com apoio técnico às secretarias municipais”, afirmou o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel.

Mais informações sobre o Programa Volta por Cima podem ser obtidas no site voltaporcima.rs.gov.br, que disponibiliza um formulário para consultar, por CPF, se o cidadão consta entre os beneficiários. Além dessa informação, o site orienta a respeito do Cartão Cidadão e dos prazos envolvidos na operação: 

  • quem já tem o cartão poderá usá-lo normalmente a partir da data do crédito (28); 
  • quem ainda não tem o cartão terá o documento emitido automaticamente (devendo se dirigir à agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 4 de agosto, portando documento de identificação com foto e CPF ou, em caso de perda, boletim de ocorrência contendo diferentes dados pessoais); 
  • quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.

O auxílio financeiro do Programa Volta por Cima será realizado com recursos da Secretaria de Assistência Social (SAS). A articulação dos diferentes órgãos para a criação e operacionalização do apoio é feita pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

O Programa Volta por Cima foi viabilizado pela Lei 15.977, de 12 de julho. A norma institui auxílio para situações de calamidade ou emergência no Rio Grande do Sul. De forma a agilizar o processo, o texto apresenta orientações sobre como oferecer apoio financeiro em circunstâncias semelhantes àquelas ocorridas pela emergência climática de junho. 

Assim, a cada caso, basta que se editem regras específicas por meio de decreto. Cada instrumento individual define o orçamento, a pasta que coordena a liberação de recursos e os requisitos de delimitação dos beneficiários.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBSUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES