Obituário

Prefeitura de Camaquã decreta luto oficial de três dias após morte de empresário Valdemar Sperotto Ferrão

Seu Dema, como era chamado pelos mais íntimos, morreu na madrugada desta quarta-feira (2), aos 91 anos de idade

Compartilhe:
02/08/2023 - 15h04min Corrigir

A Prefeitura de Camaquã decretou luto oficial de três dias, na tarde desta quarta-feira (2), em razão do falecimento do empresário Valdemar Sperotto Ferrão, sócio-proprietário das Lojas Pompéia. Dema, como era chamado pelos mais íntimos, morreu nesta madrugada, aos 91 anos. A causa da morte não foi divulgada. 

Em nota, o Executivo camaquense destacou a colaboração do empresário para o progresso do município. "Seu Dema sempre foi um camaquense que abraçou a comunidade e se envolveu em diversas iniciativas que promoveram o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa gente. Fica o seu legado de uma história de orgulho e superação e a frase que ele mesmo dizia: 'Se eu pudesse escolher viver tudo de novo, escolheria viver minha própria vida'", diz parte do texto. (Leia na íntegra no final da matéria)

Nascido em 9 de dezembro de 1931, no 5º Distrito de Canguçu, Valdemar era o 10º filho de 12 irmãos. Aos 13 anos, foi trabalhar com um tio no comércio de Tapes, onde pegou o gosto pelo varejo. 

Valdemar inaugurou em Camaquã, no ano de 1953, ao lado do irmão Lins Sperotto Ferrão, já falecido, a loja “A Principal”, que deu origem à rede de Lojas Pompéia. Atualmente, é uma das maiores marcas de moda do Sul do país, com 90 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A empresa faz parte do Grupo Lins Ferrão, junto às lojas Gang, mantendo os centros administrativo e de distribuição em Camaquã.

Também foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic). A entidade publicou uma nota de pesar lamentando o falecimento. (Leia na íntegra no final da matéria)

Recentemente, Dema lançou a autobiografia “Boas Lembranças!”, contando as memórias de uma vida ao lado da família e amigos. O empresário teve forte atuação em associações e entidades de classe na comunidade. Cidadão camaquense reconhecido por seu envolvimento com a comunidade, Valdemar foi uma referência como pessoa e empresário, construindo uma história de orgulho e superação.

O velório de Dema acontece na Funerária Jardim até as 16h30 desta quarta-feira, e o sepultamento está marcado para as 17 horas no Cemitério São José, em Camaquã. O empresário deixa enlutados a esposa Maria Honorina, os sete filhos, Ana Patrícia, Ângela, Carlos Augusto, Luís Eduardo, Maria Júlia, Marco Antônio e Vitor Hugo, além dos genros, noras, netos, demais familiares e amigos.

Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Camaquã:

"O Município de Camaquã perde hoje um de seus cidadãos mais ilustres e reconhecidos pela comunidade. O Sr. Valdemar Sperotto Ferrão, carinhosamente conhecido por todos como "Tio Dema", foi um homem pioneiro e de uma paixão imensurável por essa terra.

Decretamos oficialmente, hoje, com muito pesar, três dias de luto pela morte do Sr. Valdemar Sperotto Ferrão.

Empresário fundador das Lojas Pompéia juntamente com o irmão Lins Ferrão, construiu mais do que um grande empreendimento de sucesso, construiu uma história que estará para sempre na memória dos camaquenses e de todos os gaúchos.

Nascido em 9 de dezembro de 1931, no 5º Distrito de Canguçu, na região Sul do estado, Sr. Valdemar era o 10º filho de 12 irmãos. Aos 13 anos, foi trabalhar com um tio no comércio de Tapes, onde pegou o gosto e paixão pelo varejo. Anos depois, foi convidado pelo irmão Lins Ferrão, para fundar um comércio, dando início a história da Lojas Pompéia. Segundo o empresário, esse seria o grande casamento comercial que fez na vida.

Seu Dema sempre foi um camaquense que abraçou a comunidade e se envolveu em diversas iniciativas que promoveram o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa gente.

Fica o seu legado de uma história de orgulho e superação e a frase que ele mesmo dizia: “Se eu pudesse escolher viver tudo de novo, escolheria viver minha própria vida”."

Leia na íntegra a nota da Acic:

"Nota de Falecimento:

Com pesar, comunicamos o falecimento do empresário Valdemar Sperotto Ferrão, conhecido como "Seu Dema", aos 91 anos de idade.

Além de ser sócio-proprietário do Grupo Lins Ferrão, detentora das marcas Pompéia e Gang, Seu Dema foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Camaquã.

Sua trajetória na entidade foi marcada por um compromisso inabalável com o desenvolvimento econômico da cidade, atuando ativamente em diversas diretorias.

Seu Dema contribuiu significativamente para o crescimento e fortalecimento do comércio e da indústria local.

Seu legado vai além do mundo empresarial, destacando-se por sua generosidade e empenho nas ações sociais, sempre buscando ajudar os mais necessitados e promover o bem-estar da comunidade.

Nossos sinceros sentimentos à família enlutada.

Que a memória e os valores deixados por Seu Dema permaneçam inspirando a todos nós.

Descanse em paz!"

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORAABB