Saúde

Governo do RS realiza ações de prevenção ao câncer de mama durante Outubro Rosa

Essa medida busca incentivar as pessoas a realizarem o exame de forma regular, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz

Compartilhe:
03/10/2023 - 07h35min Corrigir

Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o governo do Estado está reforçando o seu compromisso com a prevenção e a promoção da saúde, incentivando a realização de exames preventivos e ampliando o acesso a serviços de diagnóstico.

Ao longo do mês, o IPE Saúde isentará a cobrança de coparticipação em exames de mamografia para os usuários de 40 a 75 anos, em toda a rede credenciada. A campanha foi lançada no domingo (1º), no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, com a parceria do Instituto da Mama do Rio Grande do sul (Imama).

Com a iniciativa, realizada pelo quarto ano consecutivo, os usuários do plano terão acesso facilitado aos exames de mamografia, sem qualquer custo adicional. Essa medida busca incentivar as pessoas a realizarem o exame de forma regular, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz. 

A isenção da coparticipação será válida durante todo o mês de outubro. Os exames poderão ser agendados diretamente nas clínicas e hospitais credenciados ao IPE Saúde com apresentação de requisição de médico credenciado. 

Para mais informações sobre a isenção da coparticipação e agendamento dos exames, os beneficiários do IPE Saúde podem entrar em contato com a Central de Atendimento (3288-1550) ou pelo site www.ipesaude.rs.gov.br

Secretaria da Saúde lança Observatório do Câncer de Mama

A Secretaria da Saúde (SES) lançou uma nova ferramenta com indicadores de cobertura, periodicidade e qualidade dos exames de mamografias. A qualidade do exame está diretamente relacionada à chance de detecção precoce da doença. O painel está disponível em observatoriodocancer.saude.rs.gov.br/cancer-de-mama.

O site traz dados e materiais informativos que podem ser acessados por gestores, profissionais da saúde e pela população em geral. A plataforma é resultante da parceria entre a SES e o TelessaúdeRS-UFRGS, com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

O observatório apresenta somente os dados de exames realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). São quatro os indicadores apresentados: cobertura do exame, percentual realizado na população-alvo, percentual realizado com periodicidade bianual e percentual de exames que precisam ser repetidos. As informações podem ser filtradas por regional ou município.

A SES também realizará encontros on-line sobre o tema, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Haverá duas lives, nos dias 11 e 26 de outubro, das 13h30 às 15h30, que serão transmitidas pelo Canal da Unisc no YouTube.

No dia 11 de outubro, haverá a apresentação do Observatório do Câncer de Mama, com a participação da secretária-adjunta da SES, Ana Costa, e do TelessaúdeRS. No dia 26, o assunto será a qualidade de imagem gerada pelos mamógrafos, com a participação de palestrantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Ações de conscientização

A Secretaria da Educação (Seduc) promoverá, na quarta-feira (4), uma palestra dirigida aos servidores da pasta para tratar da importância do autocuidado e da realização de exames preventivos. O evento, que ocorrerá às 14h na praça da Seduc, terá a presença da secretária-adjunta, Stefanie Eskereski, e contará com a parceria do Imama e do IPE Saúde.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) também vai realizar, ao longo do mês, ações alusivas à saúde da mulher. As atividades consistem em exames preventivos e ações educativas em relação ao tema, com foco nas mulheres privadas de liberdade e nas servidoras penitenciárias.

Nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), haverá rodas de conversa e palestras sobre autocuidado para as servidoras, mães e companheiras dos socioeducandos. As ações ocorrerão em centros socioeducativos de Caxias do Sul, Uruguaiana e Novo Hamburgo.

A fim de reforçar o alerta, o Palácio Piratini e o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) ganharão iluminação na cor rosa durante o mês outubro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2023, estima-se que o Rio Grande do Sul registre mais de 3,7 mil casos de neoplasia maligna da mama. Em 2022, foram 1.432 mortes de mulheres pela doença no Estado.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
TBK INTERNET
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024TBK INTERNETAABBCÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE