Economia

Mais de 14 milhões de veículos usados e seminovos foram vendidos no último ano

Resultado das vendas foi o terceiro melhor da série histórica, e o mês de dezembro bateu o recorde de vendas; confira todos os dados do setor

Compartilhe:
14/02/2024 - 15h50min Corrigir

O mercado automotivo brasileiro teve um ano excepcional em 2023, marcado por uma alta nas vendas de veículos usados e seminovos. Segundo o recente relatório da FENAUTO, o país registrou a marca de 14,4 milhões de unidades vendidas nesse segmento, consolidando-se como o terceiro melhor ano da história em volume de vendas.

Esse resultado corresponde a um crescimento de 8,7%, em relação ao desempenho do mercado em 2022, quando foram vendidos aproximadamente 13,3 milhões de automóveis.

Os números divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores surpreenderam até mesmo os mais otimistas observadores do mercado. O Brasil ficou à beira de um recorde histórico, evidenciando a confiança dos consumidores nessa categoria de veículos e na modalidade de vendas. 

Confira abaixo algumas motivações que levaram milhares de pessoas a investir em um carro seminovo ou usado.

O aumento na venda de veículos no Brasil em 2023

Em meio a esse cenário de recordes, fica claro que o mercado de veículos usados e seminovos continua a desempenhar um papel vital na dinâmica automotiva brasileira. Essa categoria de automóveis usados sempre teve um papel crucial na dinâmica do mercado automotivo brasileiro e é a preferência entre os consumidores. 

Com os números registrados pela FENAUTO, o ano de 2023 alcançou o terceiro melhor resultado do setor na série histórica, atrás somente de 2021, quando foram comercializados mais de 15 milhões de automóveis seminovos e usados, e de 2019, que obteve 14,6 milhões de veículos vendidos.

O mês de dezembro foi decisivo para os lucros do último ano, pois ele encerrou com 1.383.870 automóveis negociados – o que corresponde a 10 mil a mais do que em agosto, que até então tinha sido o melhor mês de vendas em 2023.

As projeções e expectativas para o setor automotivo nos próximos anos

Se 2023 terminou com aproximadamente 650 mil a menos do que o recorde de 2019, as projeções da FENAUTO para 2024 consideram que a melhor marca da história do mercado de seminovos e usados possa ser alcançada – e, possivelmente, superada.

O órgão estipula um crescimento de 5%, em relação a 2023, e, caso as previsões se concretizem, neste ano de 2024 podemos conquistar o marco de 15,2 milhões de veículos seminovos vendidos.

O que motivou a alta nas vendas de veículos em 2023

Em meio a esse cenário de recordes, fica claro que o mercado de veículos usados e seminovos continua a desempenhar um papel vital na dinâmica automotiva brasileira. Essa categoria de automóveis sempre teve um papel crucial na dinâmica do mercado automotivo brasileiro e é a preferência entre os consumidores. 

Isso pode ser justificado pela combinação de fatores econômicos, mudanças nos padrões de trabalho e desejo crescente por mobilidade individual. 

Outros quesitos contribuíram para esse cenário de aumento nas vendas, como retomada gradual da atividade econômica e aumento da confiança do consumidor – que passou a ter recursos como financiamento facilitados, taxas de juros menores, diversas opções de escolhas, previsibilidade de impostos com a calculadora de IPVA e muito mais.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
CÂMERAS
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERASAABBSUPER SÃO JOSÉ