Saúde

Como cuidar da pele durante o verão?

Sol, praia e calor: entenda porque alguns cuidados especiais são necessários no verão

Compartilhe:
26/02/2024 - 10h37min Corrigir

O sol e o calor, em especial quando unidos à praia e piscina, podem ser ótimos durante as férias de verão. No entanto, este combo de elementos também pode causar algumas mudanças na pele, exigindo, então, que alguns cuidados extras sejam tomados durante este período para a saúde ser mantida independentemente da estação.

Um dos principais aspectos do verão é a alta incidência de luz solar, que pode causar danos sérios à pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a maior incidência de radiação solar durante esta estação, aumenta o risco de queimaduras, câncer de pele, melasma, acne, dermatite, rosácea e outras doenças.

Já a combinação do calor extremo com suor excessivo, mar, praia e piscinas compartilhadas também é um fator de risco para outros males que podem afetar a saúde da pele como micoses, brotoejas, herpes simples e pano branco. Mesmo com riscos, algumas medidas simples de higiene e autocuidado podem fazer com que o verão passe sem trazer transtornos.

Para evitar possíveis danos à saúde, o uso do filtro solar deve ser constante durante o verão, preferencialmente com o fator de proteção ainda maior do que o utilizado no restante do ano. O protetor solar deve sempre ser aplicado 30 minutos antes da exposição e, de preferência, deve ser reaplicado a cada duas horas de exposição constante aos raios solares. 

Na praia ou piscina, essa tarefa se torna ainda mais repetitiva, já que ao entrar na água ou suar em excesso, é indicada uma nova aplicação do filtro. Produtos criados para resistirem à água e ao suor podem facilitar essa proteção, em especial em crianças durante o verão. Além disso, protetores com consistências mais leves e aquosas podem tornar a aplicação mais confortável.

Mesmo se protegendo, o calor ainda deixa vestígios na saúde da pele. O ressecamento durante o verão é muito comum devido ao calor e suor excessivos, podendo causar microfissuras na pele que facilitam a entrada de microorganismos. Por isso, é recomendado que a higiene e hidratação da pele estejam em dia, com o uso de sabonetes hidratantes e óleos ou cremes corporais.

Para se expor diretamente aos raios solares, é importante evitar o horário de 10h às 15h, período onde a incidência de raios UV é muito intensa e pode causar danos mesmo com o uso dos protetores. Além disso, evitar produtos químicos na pele também é importante para não estar suscetível a manchas e melasmas — prefira produtos de composição natural, desodorantes livres de alumínio e parabeno e ativos já inseridos na rotina diária.

Após a exposição, é importante tomar banho com água morna para fria — já que a água quente pode piorar ainda mais o ressecamento — e abusar dos hidratantes e calmantes. Para indicações de protetores para cada tipo de pele e idade, a melhor dica é sempre buscar um profissional dermatologista de confiança. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB