Polícia

Torcedor é detido por suspeita de racismo em jogo entre Caxias e São José pelo Gauchão

Fato aconteceu na noite dessa sexta-feira (08), em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha

Compartilhe:
10/03/2024 - 09h12min Corrigir

O jogo entre Caxias e São José, válido pelas quartas de final do Gauchão, foi marcado por um caso de racismo, na noite dessa sexta-feira (8), em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O torcedor suspeito de cometer a injúria racial foi identificado e detido pela Brigada Militar (BM).

De acordo com o que foi relatado por integrantes do São José, o homem, que estava na área destinada para torcedores do Caxias, teria apontado para o braço, fazendo gestos em relação à cor da pele do jogador Tiago Pedra, que é negro.

Após denúncias de outros torcedores, o suspeito foi identificado e detido pela BM durante o primeiro tempo do jogo. A partida foi interrompida pelo árbitro Douglas Schwengber da Silva por 13 minutos.

O homem foi encaminhado para uma delegacia, onde foi registrado o flagrante. A polícia ainda solicitou que Tiago Pedra e um assessor de imprensa do São José, que teriam presenciado o caso, fossem levados à delegacia após a partida.

Veja as notas do Caxias e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) na íntegra:

 

Nota do Caxias:

"A S.E.R. Caxias informa que, em conjunto com seus torcedores, identificou o indivíduo que, conforme os atletas do São José denunciaram, comenteu ato de racismo.

O mesmo já foi retirado do Estádio e encaminhado às autoridades para sequência da ocorrência.

A S.E.R. Caxias enaltece que repudia veementemente o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e que sempre fará de tudo para combater em nosso estádio ou em qualquer outro lugar."

Nota da FGF:

"A Federação Gaúcha de Futebol - FGF informa que atletas do São José denunciaram um torcedor do Caxias por ofensas racistas na partida entre Caxias e São José, pelas quartas de final do Gauchão Ipiranga 2024, na noite desta sexta-feira (8), no Estádio Centenário.

Imediatamente o Protocolo Zero foi ativado pela FGF e a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo.

O torcedor foi identificado e está aguardando o final da partida sob a custódia da Brigada Militar. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de 10 minutos para que os jogadores pudessem esclarecer o ocorrido. Eles prestarão depoimento ao término do jogo.

O São José e seus atletas receberão todo o apoio necessário da FGF.

O Projeto Protocolo Zero tem o objetivo de combater esse tipo de crime. Estamos juntos na batalha para eliminar o racismo no futebol gaúcho."

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES