Quando crianças e adolescentes são acometidos por algum problema de saúde que requer internação ou algo do gênero, a principal preocupação que pode surgir é quanto aos estudos e à continuação destes. Para isso, surge um método de ensino chamado “pedagogia hospitalar”.
Esta modalidade adapta o método de ensino ao ambiente hospitalar. Assim, a criança ou adolescente que esteja em tratamento consegue dar continuidade à aprendizagem e aos seus estudos durante este período.
Dependendo do tratamento ou da questão de saúde, muitas pessoas em idade escolar acabam reprovando ou perdendo o ano letivo por estarem internadas, ou por conta das idas frequentes ao hospital. A pedagogia hospitalar consegue se adaptar a estes ambientes e permitir que exista este acompanhamento educacional durante estes períodos, conforme as necessidades médicas e idade do paciente.
O planejamento do professor, por sua vez, também segue as necessidades do paciente em questão. Diferentemente do ambiente escolar comum, os planos de aulas são feitos conforme a situação da pessoa. No contexto mencionado, o professor deve contar com um plano de ensino organizado e adaptável.
O hospital, muitas vezes, precisa trabalhar junto para que este método funcione da melhor maneira possível. Isto é, ajudar a criar um ambiente que seja acolhedor e preze tanto pela saúde física quanto mental, uma vez que, mesmo que os estudos sejam continuados, não existirá uma interação conforme vista nas escolas, por exemplo.
Embora exijam graus e adaptações diferentes, é possível adaptar o método de pedagogia hospitalar para as mais variadas séries e idades nas quais estes alunos se encontram, seja em níveis mais baixos ou até mesmo durante o ensino médio.
Cabe ao hospital, assim como ao professor em si, buscar e procurar o melhor método possível para que isso seja adaptado pensando, principalmente, em evitar prejuízos maiores para os alunos envolvidos.
Ter uma faculdade de pedagogia é essencial para que isso seja aplicado e para que profissionais assim sejam formados. Além de trazer a questão conteudista, a faculdade de pedagogia ensina a lidar com questões humanas, de aprendizado e desenvolvimento.
Ainda mais falando em contextos delicados, como em questões de saúde que possam ser mais delicadas, ter este lado humanizado pensando no aprendizado também é essencial. Na situação de internação hospitalar, a criança se afasta de sua rotina usual, onde interage com amigos, se envolve em brincadeiras e frequenta a escola.
Nesse contexto, ela passa a interagir principalmente com profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos, além da família. Por isso, é crucial que o professor envolvido neste processo se empenhe em desenvolver atividades que auxiliem o paciente a se adaptar à sua condição de internação hospitalar, até mesmo como uma forma de trazer mais esperança e cuidado.
É possível explorar vários espaços e desenvolver a criação destes conteúdos com o uso da tecnologia também, como atividades online. Mas é sempre preciso estar em contato frequente com os médicos, a família, o hospital envolvido e, principalmente, com o paciente.
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