Polícia

PF deflagra operação para prender suspeitos do homicídio de adolescente na Terra Indígena Cacique Doble

Operação Menés mobiliza 130 policiais para o cumprimento de 24 ordens judiciais na região norte do RS

Compartilhe:
20/03/2024 - 09h08min Corrigir

A Polícia Federal deflagra, nesta quarta-feira (20), nova fase da Operação “Menés”, para restabelecer a ordem pública e apurar a autoria e circunstâncias do homicídio de uma menina de 13 anos de idade e a tentativa de homicídio dois jovens indígenas de 15 e 23 anos. Os fatos ocorreram em 4 de dezembro de 2023, motivados pela disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble.

A ação mobiliza cerca de 70 policiais federais e 60 integrantes do Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo para o cumprimento 13 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão (5 preventivas e 6 temporárias), expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, na reserva indígena e na cidade de Cacique Doble (RS). Até o momento, oito mandados de prisão foram cumpridos.

A onda de conflitos na reserva indígena teve início em agosto de 2022, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente.

A partir de então, uma nova liderança se estabeleceu, composta por integrantes do grupo opositor, que não foi aceita pelos apoiadores do cacique anterior. A disputa pelo poder gerou um conflito permanente, com uma série de crimes praticados pelos dois grupos rivais, como homicídios, tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal e disparos de armas de fogo, ameaças, incêndios criminosos e formação de milícias privadas.

Tamanho foi o nível de insegurança que as aulas e o posto de saúde da comunidade chegaram a ser fechados por um período no ano passado.

O conflito já resultou em três mortos em eventos diferentes, além de várias tentativas de homicídio, sendo um deles o assassinato da adolescente de 13 anos, no final do ano passado, fato que gerou grande comoção social.

A deflagração da Operação Menés é uma reposta do estado para proteção da vida e da pacificação da comunidade indígena, vítima da violência estabelecida pelos grupos que brigam pelo poder na reserva.

Nome da Operação: Menés, considerado o primeiro dos Faraós, Rei do Alto Egito, foi responsável pela unificação dos reinos do Vale do Rio Nilo - Alto Egito e Baixo Egito - por volta de 3200 a.C.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBCÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE