Geral

Veja como acumular milhas e pontos de fidelidade para trocar por passagens aéreas

Companhias e bandeiras de cartão de crédito oferecem programas que ajudam o cliente

Compartilhe:
25/03/2024 - 14h34min Corrigir

Em meio à alta de preços das passagens aéreas, que no último trimestre de 2023 bateu mais de 80% de alta acumulada, viajar acabou se tornando um desejo mais distante para muitos. Segundo levantamento da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, o número de assentos vendidos em 2023 são quase 30% menor do que no período pré-pandemia.

Esse período foi crítico para as empresas aéreas: sem viagens, não havia dinheiro em caixa para as manutenções das aeronaves, que se acumularam. O aumento no preço do querosene de aviação (QAV) também foi um fator importante para o aumento no preço das passagens. Contudo, existem estratégias que o consumidor pode tomar para conseguir viajar mesmo em meio a essa turbulência econômica.

Acumular e utilizar milhas pode ser uma boa saída para conseguir viajar para os destinos mais desejados. Através da adesão a um programa de milhas, é possível obter ótimos descontos em passagens e, por vezes, até descontos equivalentes ao valor integral destas. Semelhante a um cashback, o cliente que adere a um programa de milhas recebe benefícios em forma de pontos toda vez que utiliza serviços ou faz compras em parceiros da companhia aérea.

Muitas companhias aéreas também disponibilizam programas de fidelidade. Quem viaja com frequência pela mesma companhia pode ganhar milhas, que servirão para somar descontos em certas rotas, ou mesmos descontos maiores em determinados períodos, principalmente baixas temporadas. Desta forma, é possível viajar com mais frequência.

Alguns clubes de benefícios funcionam no padrão de assinatura. Por meio de um pagamento fixo mensal, o cliente ganha um determinado número de milhas. Quanto mais se paga, mais se acumula. Esses clubes também costumam oferecer descontos numa série de produtos, como diárias de hotel ou aluguel de carros. Quem viaja muito se beneficia imensamente desta modalidade.

Outra forma de acumular milhas é através das compras, principalmente as feitas usando cartão de crédito. Compras efetuadas usando o cartão viram pontos, que posteriormente podem ser convertidos em milhas. Contudo, o cliente deve antes conferir quais programas de fidelidade seu banco dispõe,, ao serem eles que fazem essa conversão. Geralmente, todo banco possui pelo menos um programa de fidelidade gratuito.

O cliente que deseja ganhar milhas desta forma deve tentar enquadrar seus gastos nos programas mais afeitos com sua realidade financeira. Outra questão é que cada banco possui regras próprias sobre o quanto de dinheiro gasto se reverte em milhas. Por isso, antes de aderir, deve-se observar o que é mais vantajoso.

Fazer a gestão das milhas acumuladas também é muito importante. Afinal, elas possuem data de validade. Outro ponto é que muitas companhias aéreas exigem uma quantidade mínima de pontos para que se possa converter em milhas. Algumas companhias aéreas também utilizam uma tabela variável para as milhas, a depender do período do ano. Desta forma, datas comemorativas ficam “mais caras”, em relação a épocas com menos demanda.

Portanto, boas formas de acumular milhas passam por utilizar bem — mas conscientemente — os cartões de crédito que oferecem milhas, e então concentrar os gastos nele, e os programas de fidelidade, além de escolher o melhor momento para trocar milhas por passagens aéreas. Contudo, conhecer o próprio perfil de consumidor e de viajante ajuda muito a escolher qual tipo de método será o mais efetivo para acumular mais milhas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
AABBFUNERÁRIA BOM PASTOR