Geral

Camaquã participa de reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas em Porto Alegre

Esteve representando o município o biólogo Silvano Gross, coordenador do Departamento de Planejamento Ambiental Estratégico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e representante da Comissão Municipal de Mudanças Climática

Compartilhe:
05/04/2024 - 15h34min Corrigir

O biólogo Silvano Gross, coordenador do Departamento de Planejamento Ambiental Estratégico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Camaquã e representante da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas, representou o município na 7ª reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), realizada na Farsul, em Porto Alegre. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (4).

O FGMC, instituído pelo Decreto Estadual 56.437/2022, tem um papel crucial na promoção da discussão e proposição de ações governamentais para mitigar, minimizar e adaptar-se às mudanças climáticas globais. A presença de Camaquã nesse cenário é de extrema importância, visto que permite o alinhamento de políticas municipais com diretrizes estaduais e nacionais nesse tema tão relevante.

A reunião contou com a participação de diversas lideranças e membros do fórum, incluindo a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e presidente do FGMC, Marjorie Kauffmann, do secretário Adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marcelo Camardelli, da coordenadora da Assessoria de Clima da SEMA, Drª Daniela Mueller de Lara, do diretor vice-presidente e coordenador da Comissão do Meio Ambiente da Farsul, Domingos Antônio Velho Lopes, do representante da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Tenente-coronel Rafael Luft, da promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Drª. Annelise Monteiro Steigleder, da coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos – GabClima do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Drª Sílvia Cappelli, entre outros representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil.

Durante o encontro, foram discutidos temas como o Programa de Educação Ambiental para Riscos e Desastres (Peard), que visa capacitar a comunidade sobre mudanças climáticas e formas de prevenção e mitigação de desastres socioambientais. Também foi abordada a criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental Climática (CT-EAT), que contará com nomes indicados pelos presentes no Fórum.

Outro destaque foi a apresentação do secretário executivo do Gabinete de Crise Climática do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (GCC), Pablo Palma, sobre o funcionamento deste gabinete, que tem o objetivo de alcançar resiliência e adaptação climática.

A secretária Marjorie Kauffmann também informou sobre o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, que inclui o pagamento de atividades de preservação e conservação dos ecossistemas. Além disso, foi mencionado o trabalho conjunto com a Casa Civil na criação de um projeto de lei sobre Arborização Urbana.

A participação de Camaquã neste evento reforça o compromisso do município com a agenda ambiental e seu papel ativo na busca por soluções para os desafios das mudanças climáticas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente continuará trabalhando em parceria com órgãos estaduais e nacionais para promover ações efetivas nessa área tão importante para o nosso futuro.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAIO 2024
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAIO 2024TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERAS