Saúde

Vacina do HPV em dose única já está disponível no RS

Dose única está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas de 9 a 14 anos

Compartilhe:
09/04/2024 - 09h59min Ascom SES Corrigir

Presente no calendário de imunização desde 2014, a vacina do HPV passou por uma mudança importante no esquema vacinal. Depois de dez anos sendo aplicada em duas doses, a vacina passa a ser em dose única a partir de 2024. Disponível no Sistema Único de Saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos, o imunizante tem foco principalmente em indivíduos que ainda não iniciaram a vida sexual.

O Ministério da Saúde adotou a recomendação da dose única após estudos científicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) concluírem que apenas uma dose da vacina HPV protege igual duas ou três doses. Com a mudança, o Brasil se junta a 37 países que já aplicam a dose única. Além de garantir a proteção, reduzir a quantidade de doses também é estratégico para aumentar a adesão à vacinação, contribuindo para ampliar a cobertura vacinal e reduzir a incidência de cânceres relacionados à infecção por Papiloma Vírus Humano (HPV).

Um dos grandes desafios da vacina do HPV no Brasil até o momento é a falta de adesão e/ou o esquema incompleto, de acordo com especialistas. “Não é exclusiva para as meninas, ela também deve ser utilizada nos meninos. Pessoas imunossuprimidos e com algumas condições específicas também tem a faixa etária ampliada para a vacina”, explica a médica oncologista da Secretaria Estadual da Saúde, Sheila Ferreira.

O HPV é um vírus muito comum que causa infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Pode provocar verrugas e lesões em tecidos orais e genitais e desenvolver câncer de colo de útero, de vulva, de vagina, de pênis, de canal anal e de boca.

A vacina é gratuita e acessível nas Unidades Básicas de Saúde do estado para pessoas de 9 a 14 anos e outras especificidades previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para quem havia feito a primeira dose do esquema vacinal anterior não é necessário retornar para a segunda dose. Apenas a dose única já garante a proteção.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET