Geral

Avançam as obras de ampliação da capacidade na BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo

Primeiras melhorias devem ser concluídas em junho

Compartilhe:
22/04/2024 - 09h38min Ascom Dnit Corrigir

As obras do lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, avançam no Rio Grande do Sul. Os trabalhos realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), estão com frentes e serviços em Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O empreendimento - que contempla mais de 10 intervenções significativas em 38,5 quilômetros da rodovia - tem investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 731,9 milhões dos quais já foram aplicados cerca de R$ 200,8 milhões.

Até o final da primeira quinzena deste mês de abril o complexo de obras do bairro Scharlau, em São Leopoldo (km 240,6), segue em fase de acabamento e de instalação das juntas de dilatação nos viadutos, que estão 98% executados. A estimativa de entrega dessa etapa da obra é final deste mês. A partir daí, inicia a fase de asfaltamento, com a colocação da primeira e da segunda camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com previsão de conclusão para junho de 2024.

No trecho que contempla as pontes do Rio do Sinos (duas sobre a várzea e duas sobre o canal principal), também em São Leopoldo (km 243,5 ao km 243,7), foi iniciada a etapa de pavimentação. Ainda faltam executar as obras complementares – instalação das defensas metálicas, implantação da sinalização, entre outras. A estimativa de conclusão desta obra é para final do primeiro semestre de 2024.

Complexo de obras em Esteio - Esta semana, no dia 15 de abril, no complexo de obras de Esteio (257,2), foram lançadas as vigas do viaduto de acesso à Avenida Celina Koeff. Esse viaduto está na mesoestrutura, e já tem 30% dos serviços executados. Em Esteio, o contrato prevê três viadutos e uma ponte. Nesse trecho das obras, o viaduto mais adiantado é o da duplicação, no qual já estão sendo colocadas as vigas e iniciada a colocação das pré-lajes – dos 10 vãos, sete já estão instalados – 60% executado. No momento, está sendo realizada a contenção do Arroio Sapucaia para posterior construção da ponte.

De Canoas a Esteio (entre o km 262 e o km 266 da rodovia), estão sendo recuperadas as barreias de concreto. A próxima etapa será a manutenção nos postes de iluminação, e depois, colocação da tela antiofuscante. As obras de alargamento dos viadutos da Avenida Boqueirão (km 260,5) e da Metrovel (km 263), ambos em Canoas, estão programadas para começar no segundo semestre deste ano.

Ao longo da BR-116, estão previstos trechos com ampliação das faixas de rolamento. A terceira faixa em São Leopoldo está cerca de 90% executada com o CBUQ aplicado e toda iluminada, faltando concluir a tela antiofuscante. Em Novo Hamburgo, faltam aproximadamente dois quilômetros para chegar ao final, estando 70% concluída. É uma sequência de trabalho - terraplenagem, escavação, sub-base, base, uma primeira camada de asfalto, depois será instalada é colocada a barreira de concreto (New Jersey), na sequência, outras duas camadas de asfalto e, por fim, a iluminação e tela antiofuscante.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
AFUBRA MAIO 2024
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASAFUBRA MAIO 2024TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABB