Rural

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

Compartilhe:
30/04/2024 - 15h41min Ascom Emater/RS-Ascar Corrigir

O Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais é uma política pública de assistência social que tem como objetivos diminuir a insegurança alimentar e nutricional e gerar renda às famílias, através da transferência de renda não-reembolsável para a execução de projetos produtivos nas propriedades, associada à prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). No Estado, o programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas e no município de Chuvisca são 50 famílias de agricultores atendidos.

De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, a socióloga Luciana Muszinski, este programa possibilita o desenvolvimento de projetos produtivos para as famílias e tem contribuído para a sua segurança alimentar a longo prazo. “Isso ocorre na medida em que as famílias recebem orientação e acompanhamento técnico da Emater”, informa.

Uma das beneficiárias do programa em Chuvisca é a jovem Sabrina Soares Buchorn, que definiu como projeto produtivo a execução de uma horta, pois, de acordo com ela, “a horta dá o alimento de todo o dia e com ela não dependemos dos preços altos cobrados no mercado, além de saber que estamos comendo um alimento livre de substâncias químicas”, declarou. A extensionista relata que a jovem já está colhendo os alimentos produzidos em sua horta, os quais têm sido parte significativa na nutrição diária de sua família, contribuindo para sua segurança alimentar e nutricional.

Nas regiões Centro-Sul, Metropolitana, Vales dos Sinos e Paranhana, 1.021 famílias de agricultores, indígenas, pescadores profissionais artesanais e quilombolas foram beneficiadas em 20 municípios, sendo esses Camaquã, Charqueadas, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Maquiné, Mostardas, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, Três Coroas, Triunfo, Viamão e Chuvisca.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA JUNHO 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ALRS DOAÇÕES RS
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
AFUBRA JUNHO 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSEALRS DOAÇÕES RSCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABB