Saúde

Pré-eclâmpsia: saiba o que é e como prevenir

Quadro ocorre normalmente no terceiro trimestre de gravidez e pode levar à prematuridade

Compartilhe:
13/05/2024 - 10h55min Corrigir

O Brasil está entre os dez países com o maior número de nascimentos prematuros no mundo e, entre as causas, está a pré-eclâmpsia, um distúrbio que afeta cerca de 5% das mulheres grávidas. O diagnóstico é feito no pré-natal, quando há a identificação de hipertensão (aumento de pressão arterial) e proteinúria (presença de proteína na urina) após vinte semanas de gravidez.

Em algumas gestações, o sistema imunológico pode liberar proteínas na circulação sanguínea, que provoca uma resposta imunológica que agride as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial. O aumento de pressão específico da gravidez é chamado pré-eclâmpsia e pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma grave do problema, que põe em risco a vida da mãe e do feto.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, foram registrados 7.846 casos de pré-eclâmpsia, entre moderada, grave e não especificada.

Algumas condições podem aumentar o risco de desenvolver o quadro, como doenças autoimunes, diabetes, obesidade, doença renal crônica, fertilização in vitro, história familiar em parentes de primeiro grau (mãe ou irmã), ter mais de 40 anos ou engravidar na adolescência. Apesar de existirem fatores de risco já comprovados, a pré-eclâmpsia pode ser assintomática e acontecer com qualquer mulher, independente de comorbidades.

A ONG Prematuridade.com é uma entidade que batalha para que haja informação sobre tudo que possa levar a um parto prematuro, como a pré-eclâmpsia. Para evitá-la, a ONG reforça a necessidade de realizar os pré-natais com frequência e manter todos os exames em dia. De acordo com Dr. Edson Borges, médico obstetra e consultor técnico da ONG Prematuridade.com, em caso de inchaço nas mãos ou pés, ganho de peso, hipertensão ou proteinúria, é preciso procurar um médico de imediato. Além de se atentar aos sintomas com cautela, as mães também podem seguir uma alimentação balanceada, beber muita água e solicitar ao seu pré-natalista a prescrição de AAS ou cálcio, que diminuem os riscos de pré-eclâmpsia.

A empresária Amanda Flinco é um dos exemplos de mães que foram afetadas pela pré-eclâmpsia. “Fui para o pronto-socorro com a pressão 21/11, já com problemas nos rins e no fígado, fui diagnosticada com a síndrome de Hellp [hemólise, enzimas hepáticas elevadas, baixa contagem de plaquetas], tudo aconteceu muito rápido, nem consegui processar’’, relatou Amanda, que teve seu bebê prematuro com 30 semanas, 35 centímetros e apenas 1,8kg.

A ONG Prematuridade.com é ativa na luta para formar políticas públicas para que as mães se sintam amparadas e protegidas, bem como seus bebês. "A maneira mais eficaz de combater quadros que levam à prematuridade é a informação. Quanto mais as mães souberem ao que estão propensas e quais são seus direitos, menos medo terão de procurar ajuda’’, ressalta a diretora executiva da ONG, Denise Suguitani.

Sobre a ONG Prematuridade.com - A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias. A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal. A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

ALRS DOAÇÕES RS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
ALRS DOAÇÕES RSTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBAFUBRA JUNHO 2024