Saúde

Hemocentro tem nova plataforma para agendamento de doações de sangue em Porto Alegre

Agendamento permite escolher dia e hora para a doação

Compartilhe:
17/05/2024 - 07h59min Ascom SES RS Corrigir

As doações de sangue para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, agora podem ser agendadas por uma nova plataforma on-line. O agendamento permite escolher dia e hora para a doação, possibilitando que o atendimento ocorra de forma mais ordenada e com menor tempo de espera.

O novo recurso possibilitou a retomada do serviço prestado pelo Hemorgs, que foi interrompido depois que a plataforma da instituição saiu do ar devido ao alagamento da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul), que abriga os sites do governo.

"Como o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está inoperante no momento, precisamos imediatamente acolher esses agendamentos dos doadores via WhatsApp. Só que o aplicativo tem limitações e acabamos tendo muitos doadores represados”, explicou a chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemorgs, Aline Gularte. "Percebemos que não daríamos conta. Então recebemos a doação da plataforma Ageenda, da Megafox Tecnologia, que permite ao usuário fazer o autoagendamento”, acrescentou.

Pelo novo serviço é possível agendar a doação clicando em Agendamento e depois em Agendar doação. Em seguida, é necessário apontar o tipo sanguíneo – há também a opção para quem não sabe –, selecionando data e horário conforme disponibilidade.

No momento, o agendamento está aberto apenas para Porto Alegre. A expectativa é que nos próximos dias esteja disponível também para doações ao Hemopasso (Passo Fundo), ao Hemopel (Pelotas) e ao Hemosm (Santa Maria). 

Doações seguem necessárias

O Hemorgs está com estoque regular, por isso busca repor apenas grupos específicos: O+ e O-, preferencialmente, e outros grupos negativos, A-, B-, AB-. O agendamento é organizado conforme os estoques e a necessidade de atender às demandas de transfusão, sem gerar desperdício.

Como o sangue é um tecido vivo, para preservar características importantes para o receptor, é necessário que o sangue doado seja utilizado em um tempo determinado. Para plaquetas, por exemplo, o tempo para uso (ou validade) é de cinco dias e para hemácias, 35 dias.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
AFUBRA JUNHO 2024
CÂMERAS
ALRS DOAÇÕES RS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABB
AFUBRA JUNHO 2024CÂMERASALRS DOAÇÕES RSFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ