Saúde

Conheça mais sobre menopausa, condição que é realidade para mais de 18 milhões de mulheres só no Brasil

Mesmo com 12% da população mundial passando pelo climatério ou menopausa, assunto permanece sendo tabu para grande parte da sociedade

Compartilhe:
23/05/2024 - 15h59min Corrigir

O desconforto causado pelo climatério e menopausa é um processo natural do corpo humano. Mas, grande parte da população desconhece o assunto. Mesmo com uma grande quantidade de informações com base em pesquisas e estudos científicos, mulheres continuam acreditando em mentiras e tabus contados repeditamente por muito e muito tempo até virarem “verdade”. Essas crenças refletem diretamente no tratamento para a menopausa e acaba fazendo o processo ser desnecessariamente doloroso. 

A médica ginecologista e especialista em menopausa, climatério e longevidade, Dra Beatriz Tupinambá, vem ganhando cada vez mais força em suas redes sociais por produzir informações úteis e de qualidade através de um click. Com quase meio milhão de seguidores, a médica relata que por falta de conhecimento, as mulheres enxergam a menopausa como sinônimo de fim da vida, quando na verdade, é uma fase que tem grande potencial para ser a melhor dela.

''A menopausa e climatério são processos biológicos e naturais. Ela acontece quando os ovários deixam de produzir estrogênio e progesterona resultando na suspensão da menstruação. Mas a grande questão é achar que todos os desconfortos passarão por conta própria. Não dá para entender porque mulheres esperam tanto tempo para ter qualidade de vida." Pontua Beatriz. 

O climatério é a fase pré menopausa. Só se identifica o fim desta fase, quando está há um ano sem menstruar. Fisiologicamente, a partir dos 30 anos de idade, a produção hormonal já começa a diminuir. O processo de envelhecimento já começa a acelerar, e é difícil perceber ou a relacionar suas queixas ao período de climatério. A especialista detalha a importância de acompanhar o ciclo menstrual e suas mudanças relevantes.

Por conta da queda da progesterona, o aumento de sintomas da TPM, irritabilidade e encurtamento do ciclo menstrual, são alguns dos principais facilmente identificados nessa fase, mas, grande maioria das mulheres só consegue relacionar à menopausa quando o intervalo entre os ciclos passa a durar meses.

“Buscar um ginecologista logo no início de sintomas (mudanças de humor, alteração do sono, dificuldade para emagrecer) pode ajudar no futuro. Se a mulher não faz nada a respeito enquanto há tempo, ela envelhece muito mais rápido, e isso acontece no corpo inteiro, não só na pele, mas no aumento do cansaço, na perda da jovialidade e disposição, e até em surgimento de quadros depressivos. O nosso corpo não perdoa, a gente precisa viver com a fisiologia hormonal em dia, que é o básico para o nosso organismo funcionar corretamente. Só o conhecimento sobre si e sobre os temas combate os desconfortos. Quanto antes agir, mais qualidade de vida a mulher terá'', revela Beatriz.

Abaixo listamos alguns fatores que impactam diretamente em como você vai viver a menopausa:

Sono e intestino:

Quando nos alimentamos bem, principalmente se a quantidade de alimentos inflamatórios for reduzida, automaticamente desinchamos. Os receptores hormonais desinflamam e a ação deles melhora, refletindo diretamente no sono.

A alimentação ruim acelera a menopausa, e outros dois fatores importantes dentro deste cenário, é evitar dormir pouco e comer antes de ir dormir. A boa noite de sono permite que a melatonina faça uma varredura de células ruins e as renove. Este hormônio é um dos antioxidantes mais potentes que nós temos, e ajuda muito a diminuir a incidência de câncer. 

''Além de anticancerígena e antioxidante, a melatonina é essencial para ser mantida como prioridade na nossa saúde. Se ela estiver desequilibrada, vai interferir na produção de hormônios da tireoide, e consequentemente, isso impacta no ovário, que resultará na diminuição de progesterona. Os três pilares (melatonina, tireoide e ovários) estão interligados diretamente, e uma prejudica a outra como um efeito cascata'', complementa Dr Beatriz. 

Estresse 

Não é natural ser irritada. É normal existir o estresse e saber administrá-lo para evitar doenças futuras severas. Altos níveis de estresse além de outros efeitos nocivos ao corpo como um todo, também acelera a menopausa. 

Suplementação

A nossa alimentação não tem o aporte de nutrientes necessários para o corpo humano funcionar como deveria. Mesmo as pessoas que se alimentam de forma correta não estão dentro da taxa ideal. Entrar com uma suplementação recomendada por especialista, significa que você está ajustando suas engrenagens para seu corpo funcionar melhor

A progesterona por exemplo, não deve ser administrada apenas quando a mulher entra na menopausa. É necessário regulá-la para manter os níveis de quando se é mais jovem e com os números mais próximos do ideal. Quando não há produção suficiente, o SHBG aumenta e o risco de inúmeras complicações inflamatórias fica mais eminente.

Para Dra. Beatriz, com conhecimento e assistência profissional adequada, a menopausa pode sim ser a melhor fase da mulher vida da mulher. Em suas publicações, cursos e lives nas redes sociais cita vantagens como o fim dos ciclos menstruais, TPM, preocupação com período fértil, maior tempo de autocuidado, maturidade e homônimos administrados como algumas das vantagens. 

“A gente precisa trabalhar também o psicológico. Olhar a menopausa por outro ângulo e perceber que sim, a menopausa pode ser a melhor fase que podemos viver.” Finaliza a Ginecologista.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
ALRS DOAÇÕES RS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA JUNHO 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
ALRS DOAÇÕES RSFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA JUNHO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE