Geral

Câmeras de videomonitoramento já estão instaladas em Camaquã, mas ainda não estão operando


Compartilhe:
04/01/2016 - 08h34min Redação Blog do Juares / fotos Juares da Luz Corrigir

As câmeras do sistema de videomonitoramento já estão instaladas em Camaquã, porém, ainda não estão em operação. São 25 câmeras distribuídas em pontos considerados de maior necessidade da cidade, indicados pela Brigada Militar durante reuniões realizadas ao longo do desenvolvimento do projeto com outros órgãos participantes.

As câmeras, que filmam em tempo real, buscam imagens de 200 a 300 metros de distância em alta resolução em zoom óptico, e ainda tem o recurso do zoom digital para melhor definir a cena. A finalidade inicial do equipamento é de inibição de ações criminosas, bem como auxiliar na elucidação de eventuais crimes praticados.

O projeto teve início há cerca de 3 anos através de Emenda Parlamentar do deputado Federal Fernando Marroni (PT) com articulação da vereadora camaquense Marivone Tavares (PT), conforme convênio assinado entre a Prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O investimento foi de R$ 1 milhão, oriundo do Ministério das Cidades em contrapartida da prefeitura Municipal de Camaquã que, até o momento, gerenciou os atos licitatório e burocráticos e destinou o prédio para instalação do centro de controle.

Durante o mês de dezembro de 2015, a empresa Guaíba Telecom iniciou e concluiu os trabalhos de instalação do sistema de videomonitoramento. Foram utilizados mais de 20 quilômetros de cabos de fibra óptica, onde trabalharam cerca de 15 funcionários se revezando durante três turnos.

Equipes da CEEE finalizaram, na semana passada, os trabalhos de alimentação do sistema. As câmeras enviam imagens para a central de monitoramento, instalada em uma sala do andar superior do Centro Administrativo Municipal, o chamado "Centro de Controle", que fica na esquina da Rua Olavo Moraes com a Rua Manoel da Silva Pacheco.

Na última quarta-feira (30/12) uma equipe de 9 policiais militares da Brigada Militar, órgão responsável pela operação do sistema, participou de instrução de como utilizar o software (programa) e operar o sistema de videomonitoramento (fotos abaixo).

Foram 8 horas-aula realizadas no Centro de Controle, com um profissional de uma empresa terceirizada de Porto Alegre, onde estão instalados as telas e os computadores que controlam as imagens captadas. Outras instruções ainda deverão ser realizadas antes de começar a operação.

Ainda não há data prevista de quando iniciarão as atividades do sistema de operação.

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
TBK INTERNET
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024
TBK INTERNETAABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES