Saúde

15 de julho, Dia do Homem: urologistas alertam sobre os principais problemas de saúde masculinos

Data foi criada com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde masculina. Segundo pesquisa, 51% do público masculino não costumam ir ao urologista com regularidade

Compartilhe:
12/07/2018 - 15h57min Foto: Divulgação Corrigir

No próximo domingo, dia 15 de julho, comemora-se o Dia do Homem - data que chama a atenção para os cuidados com a saúde deles. Dados alarmantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que cerca de 51% dos homens não costumam ir ao urologista com regularidade.

Entre as doenças tipicamente masculinas estão: câncer de pênis, câncer de próstata, deficiência androgênica do adulto (ou andropausa), disfunção erétil, fimose, Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), incontinência urinária e HPV. Apesar dessas condições atingirem um grande número de brasileiros – também possuem tratamentos cada vez mais acessíveis e modernos no país.

Especialistas indicam o que a medicina tem feito para a melhorar a saúde masculina e alerta sobre quais as doenças e condições que mais afligem os homens.

Disfunção erétil

A disfunção erétil conhecida popularmente como impotência sexual, é uma condição comum que atinge, em média, de 10 a 15% dos homens. Entre os fatores estão hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, idade avançada e sedentarismo.

O tratamento da disfunção erétil provocada por problemas físicos pode ser resolvido com medicamentos orais ou injetáveis. Em casos extremos, recomenda-se próteses penianas.

Incontinência Urinária

No homem, a incontinência urinária está relacionada à retirada da próstata pós-câncer, pois o procedimento pode afetar o esfíncter - músculo que controla o fluxo da urina. A incontinência é considerada o "câncer social", por dificultar a vida social e sexual. Além do medo de deixar a urina escapar no parceiro ou de expor o uso de fraldas, o odor da urina torna algumas pessoas constrangidas em manter uma vida sexual ativa. 

"Os casos leves e moderados podem ser tratados com fisioterapia, implantação de slings ou injeções endoscópicas.Nos casos graves, o tratamento recomendado é a colocação de uma prótese, chamada de esfíncter urinário artificial. Todos os procedimentos já estão disponíveis no Brasil", explica Fernando Almeida, professor de Urologia da UNIFESP e urologista do Hospital Sírio Libanês.

Crescimento da próstata

A HBP é a doença mais comum da próstata e prejudica a qualidade de vida do homem, afetando a rotina e vida sexual. A partir dos 50 anos, a condição torna-se bastante comum. De acordo com especialistas, o crescimento da próstata não evolui para o câncer. Porém, é preciso ficar atento aos sintomas, entre eles, dificuldade para urinar e o transtorno do orgasmo.

Um dos tratamentos minimamente invasivos mais efetivos no Brasil é a cirurgia a laser. A tecnologia permite uma cirurgia (vaporização prostática) mais precisa para evitar sangramentos e oferece segurança para pacientes cardíacos e em uso de anticoagulantes.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)