Geral

Governador mantém Camaquã na bandeira vermelha

Apenas municípios do agrupamento de Porto Alegre que não registraram óbitos e nem hospitalizações por covid-19 nos últimos 14 dias poderão permanecer com restrições da bandeira laranja
Publicado: 22/06/2020 às 18:06 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:52
Matheus Garcia

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira (22), que Camaquã permanecerá na bandeira vermelha na sétima rodada do Distanciamento Controlado, que entra em vigor a partir desta terça-feira (23).

Mesmo com os recursos apresentados em reunião nesta tarde com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, onde os prefeitos do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul propuseram a criação de uma microrregião da Costa Doce dentro do modelo do Distanciamento Controlado, que compreenderia nos municípios a partir de Barra do Ribeiro até Cristal, o chefe do Executivo estadual seguiu firme em sua decisão. Leite se baseou nos dados da incidência da covid-19 na macrorregião de Porto Alegre e também no número de internações em leitos de UTI nos hospitais da capital para manter as cinco regiões na bandeira com risco alto de contágio pelo coronavírus. O governador apenas reconsiderou o agrupamento de Palmeira das Missões, colocando a região novamente na bandeira laranja.

No entanto, Leite abriu exceção para municípios do agrupamento de Porto Alegre que não registraram óbitos e nem internações por covid-19 nos últimos 14 dias. Com isso, as prefeituras de 37 municípios poderão seguir com os protocolos da bandeira laranja, com restrições menos severas no funcionamento do comércio em geral. Este não é o caso de Camaquã, que registrou duas mortes por conta da doença nos dias 14 e 17 de junho, além de um paciente internado na alta complexidade de Rio Grande há menos de uma semana.

A prefeitura deve elaborar até o final do dia um decreto com as novas restrições. Porém, o documento deve ser alinhado ao Decreto do Distanciamento Controlado e poderá somente ser mais restritivo do que a legislação estadual, não podendo flexibilizar as regras definidas pelo modelo.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

Asssita ao pronunciamento: 

Tragédia no RS

Sobe para 56 o número de mortes causadas pelos temporais no RS

Ainda há 67 pessoas desaparecidas

Hoje
Tragédia no RS

Defesa Civil de Eldorado do Sul pede socorro para resgatar ilhados

Proprietários de embarcações a motor podem ajudar a prefeitura

Hoje
Solidariedade

Receita Federal doará roupas apreendidas às vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Hoje
Consequências dos temporais no RS

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

Objetivo é garantir segurança de funcionários e passageiros

Hoje
Loteria

Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado de R$ 28 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília)

Hoje
Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para sábado, 4 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para seu signo neste dia

Hoje