Tecnologia

Ferramenta de I.A ChatGPT indica que algumas profissões ainda são imunes à automação, confira a lista completa

ChatGPT aponta quais empregos ainda são imunes à automação
Publicado: 22/03/2023 às 12:57 | Atualizada: 24/03/2023 às 22:59
Fabrício Barbosa

Com as recentes inovações no mercado e a crescente popularidade de ferramentas como o ChatGPT muito tem se perguntado sobre o futuro de profissões já existentes, a final com uma capacidade semântica tão elevada apresentada por essas plataformas, muitas funções poderiam facialmente ser substituídas.

Porém, de acordo com o próprio ChatGPT, algumas profissões estão fora do alcance da automação em curto prazo. A lista é encabeçada por atividades que envolvem habilidades emocionais, criatividade e empatia, características próprias dos seres humanos.

As atividades destacadas pelo ChatGPT incluem:

Terapeutas: ainda que existam algumas opções de terapia online, esse tipo de tratamento pode ser prejudicado em casos de maior gravidade em função da falta de presença física de um profissional. Além disso, as peculiaridades de cada paciente exigem múltiplas abordagens, o que dificulta a aplicação de uma solução única para todos. Advogados: a automação pode ser útil para classificar documentos legais e preparar despachos, mas ainda é incapaz de substituir a complexidade do raciocínio jurídico e lidar com nuances de casos específicos. Assistentes Sociais: esses profissionais têm um papel fundamental na intervenção e resolução de problemas sociais. Suas atribuições incluem lidar com indivíduos em situações de vulnerabilidade e necessidade de assistência especializada, algo que vai muito além de interações automatizadas. Psicólogos: o contato humano é essencial em terapias e tratamentos. Embora muitos recursos e serviços psicológicos possam ser encontrados online, essa não é uma alternativa adequada em todos os casos, principalmente quando se trata de traumas ou transtornos mentais graves. Artistas: por dependerem exclusivamente de criatividade e originalidade, os artistas não podem ser substituídos pela inteligência artificial. Embora a automação possa auxiliar algumas atividades, o processo criativo em si é inerentemente humano.

Portanto, por mais que a automação seja uma ameaça iminente para diversos empregos e sua atuação seja cada vez mais presente na economia global, ainda há atividades que dependem exclusivamente das habilidades e emoções humanas.

 *Este artigo foi escrito com o auxílio de uma ferramenta de I.A baseada no modelo GPT, chamada Blog-GPT, e revisado por um ser humano, caso tenha encontrado algum erro, entre em contato pelo botão no topo da página ou pelo WhatsApp clicando aqui.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

RS receberá mil antenas de internet via satélite do empresário Elon Musk

Equipamentos da Starlink serão entregues no próximo fim de semana

6 dias atrás
Educação com tecnologia

Estudo aponta que inteligência artificial pode ser ferramenta na educação

Dados são de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

1 semana atrás
Pagamentos

Tokenização de pagamentos melhora experiência do usuário no e-commerce

A tecnologia melhora a experiência de pagamentos dos consumidores no digital também garante um ambiente mais seguro e livre de fraudes

1 semana atrás

Inteligência artificial nas profissões: como unir ética e tecnologia

Adotar diretrizes para o uso de sistemas artificiais pode garantir a superação dos desafios que envolvem questões sociais

1 semana atrás

Além do ChatGPT: conheça 3 inteligências artificiais para otimizar o seu tempo

As IAs generativas já estão disponíveis em uma escala mais ampla, disponibilizando recursos que atendem às mais diversas necessidades

2 semanas atrás
Eleição

Google proíbe anúncios políticos durante as eleições de 2024

Disputas municipais vão acontecer em outubro

3 semanas atrás