Tecnologia

ChatGPT, GPT-4 e Blog-GPT: o que são as famosas ferramentas de I.A baseadas no modelo GPT?

As tecnologias de inteligência artificial vêm sendo implementadas em diversas empresas incluindo o Blog do Juares para acelerar e otimizar processos tediosos

Compartilhe:
21/03/2023 - 12h59min Corrigir

A inteligência artificial (I.A) tem sido amplamente difundida em diversos campos da tecnologia e tem ganhado cada vez mais destaque nas últimas décadas. Recentemente, o modelo GPT (Generative Pre-training Transformers) da empresa americana OpenAI LP, algoritmo que aprende a partir de um grande volume de dados capaz de gerar conteúdos completamente originais com comandos simples, como: textos, roteiros e etc, tem ganhado os holofotes por suas capacidades surpreendentes.

 

ChatGPT

 

O ChatGPT é uma das ferramentas baseadas neste modelo que tem ganhado destaque recentemente. Ele é um algoritmo que tem a capacidade de conversar com usuários como se fosse um ser humano. Ou seja, ele é capaz de interpretar perguntas, gerar respostas coesas e manter uma conversa natural.

Empresas de diversos setores têm utilizado o ChatGPT como forma de melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque ele é capaz de fornecer respostas imediatas e precisas em relação aos questionamentos comuns, sem a necessidade de um atendente humano. Desse modo, acaba otimizando e agilizando o processo de atendimento, uma vez que o ChatGPT pode lidar com várias solicitações ao mesmo tempo.

Leia também: Os primeiros impactos do ChatGPT 

 

GPT-4

 

Ainda em fase de testes, este modelo é capaz de conversar com o usuário não apenas através de texto, mas também com vídeos e imagens. Segundo a empresa, o GPT-4 resulta de meses de treinamento com aprimoramentos baseados nas versões anteriores do modelo, bem como em chatbots de empresas concorrentes, como o Google. Este novo modelo pode fornecer respostas mais precisas e redações mais criativas.

A empresa também destaca que o GPT-4 ainda não atingiu seu potencial máximo, mas a habilidade de recusar conclusões fora dos limites impostos pelos inputs foi significativamente aprimorada. A OpenAI acredita que desenvolveu um método mais confiável de prever o desempenho futuro dos modelos, garantindo assim a segurança no desenvolvimento.

 

Blog-GPT

 

Outra aplicação interessante do modelo é no campo editorial, em empresas geradoras de mídia como o Blog do Juares existem diversos processos realizados por seres humanos que acabam sendo quase que puramente mecânicos, como a revisão de artigos e a escolha de palavras chave para que os textos possam ser encontrados nos mecanismos de busca. Pensando nisso, o setor de T.I do portal criou o Blog-GPT, implementação do modelo treinada especialmente para o auxílio dos redatores.

O algoritmo se beneficia da vasta base de dados utilizada no treinamento do modelo para a revisão de aspectos semânticos e gramaticais, além de ser capaz de extrair as palavras chaves do texto e gerar manchetes e chamadas de forma eficiente, garantindo ao redator maior foco na apuração dos fatos e criação de conteúdos originais de qualidade.

A tecnologia GPT vem se mostrando bastante promissora e é possível que em breve vejamos mais aplicações interessantes sendo desenvolvidas. De qualquer forma, é importante lembrar que existem questões éticas e morais envolvidas no uso da inteligência artificial, e que elas devem sempre ser consideradas e debatidas.

Prezamos sempre pela máxima transparência com nossos leitores, assim sendo, todos os artigos que obtiveram algum auxílio da tecnologia para serem escritos recebem a seguinte marca d'água:

  *Este artigo foi escrito com o auxílio de uma ferramenta de I.A baseada no modelo GPT, chamada Blog-GPT, e revisado por um ser humano. Caso tenha encontrado algum erro, entre em contato pelo botão no topo da página ou pelo WhatsApp clicando aqui.

 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES