Saúde

Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas em São Lourenço do Sul, diz prefeitura

Durante reunião da secretaria responsável com representantes de outros órgãos, foram passadas orientações sobre as medidas de adequação preconizadas pela Norma Técnica que devem ser executadas nessa nova condição de município infestado

Compartilhe:
29/05/2019 - 16h35min Decom SLS Corrigir

A Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que é vetor de dengue, zika e chikungunya, afirma a Assessoria de imprensa da Prefeitura. O município passou a condição de infestado devido a localização de larvas em residências do bairro Navegantes, conforme Diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), o Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes (PEVCA) e a Nota Técnica 01/2018.

Em virtude da localização destas larvas em residências, foi realizada uma reunião no dia 22 de maio com participação da secretária de Saúde Jaqueline Bergmann, secretária adjunta Adriane Martins, equipe da Vigilância Ambiental do Município e técnicas da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jaqueline Fernandes da Silva, coordenadora Técnica do Programa do Aedes, e Arlete Vieira. Durante a reunião foram passadas orientações sobre as medidas de adequação preconizadas pela Norma Técnica que devem ser executadas nessa nova condição de município infestado. Foi recomendado também, em paralelo, a intensificação de trabalhos educacionais, a exemplo da promoção de mutirões de limpeza. Por isso, além da intensificação das ações de fiscalização, estão sendo distribuídos folders explicativos. Nos próximos dias serão realizadas também ações junto a Semana do Meio Ambiente. Na terça-feira (04), a ação será junto ao trabalho de limpeza e revitalização das margens do arroio São Lourenço e na sexta-feira (07), junto a ação de limpeza da orla da praia. Além disso, todo o trabalho de rotina no combate ao mosquito é mantido.

Junto disso, está ocorrendo nesta semana o trabalho de Levantamento de Índice Rápido (LIRA). A ação é determinada como rotina pelo Ministério da Saúde, com fiscalização em quatro semanas do ano nos municípios em quarteirões definidos por amostragem. A Secretaria da Saúde também fez uma reunião com o presidente da Z8, solicitando que os pescadores, além de tomarem cuidado com as embarcações, perfurem os pneus colocados nos trapiches para que não acumulem água. Recentemente através de ofício, o Iate Clube também recebeu orientações.

O caso de São Lourenço do Sul não é isolado. Há anos Pelotas, Rio Grande e São José do Norte são considerados infestados. Nas últimas semanas, na região, São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista entraram para a mesma condição. É importante destacar que o mosquito apenas transmite dengue, zika e chikungunya se picar alguém contaminado e depois outra pessoa. São Lourenço do Sul não tem casos das doenças.

Trabalho de prevenção

A prevenção ao mosquito exige empenho de todas as esferas. A eliminação de criadouros é responsabilidade de toda comunidade. É importante que todos façam sua parte, evitando qualquer forma de acúmulo de água em que o mosquito possa colocar seus ovos.

A Secretaria de Saúde tem 67 armadilhas instaladas na cidade. São pneus cortados ao meio com água. Essas armadinhas são visitadas uma vez por semana pelos agentes de combate a endemias e quando são encontradas larvas do mosquito, é realizada a Delimitação de Foco em um raio de 300m ao seu redor, com fiscalização em casas, comércios e terrenos. Foi neste trabalho que larvas foram encontradas em residências do bairro Navegantes.

Há também no município 33 pontos estratégicos que são visitados a cada 15 dias, como cemitério, o chafariz da praça central, depósitos, borracharias e construções, por exemplo, justamente para verificar possível existência de larvas. Já os agentes de saúde receberam capacitação e ao visitarem as famílias também fazem a vistoria contra o mosquito Aedes aegypti. No cemitério municipal, foram instaladas placas de alerta sobre a necessidade de evitar o acúmulo de água e ações e conscientização ocorrem permanentemente nos últimos anos.

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante destinar corretamente pneus velhos ou furados, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno e evitar plantas que acumulam água nas folhas. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. A principal dica que todos devem ter em mente é que toda e qualquer forma de acúmulo de água, mesmo que em pequena quantidade como uma tampinha de garrafa, já pode servir como local para o mosquito fêmea colocar ovos.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ