Entretenimento

Camaquã recebe espetáculo gratuito da Companhia de Flamenco Del Puerto

Secretaria de Estado da Cultura e Del Puerto 20 anos apresentam Flamenco Imaginário para todos - Uma circulação com acessibilidade

Compartilhe:
01/07/2019 - 14h53min Dona Flor Comunicação Corrigir

Nos dias 10 e 11 de julho, a Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto leva a linguagem artística e ferramenta cultural originária da Espanha para a cidade de Camaquã. Com uma programação totalmente gratuita e livre para todos os públicos, Flamenco Imaginário para Todos – Uma Circulação com Acessibilidade pretende promover o acesso à dança, apresentando espetáculos, vivências e oficinas. 

As atividades iniciam com Flamenco Imaginário, um espetáculo infantil livremente inspirado na dramaturgia de ‘O corcunda de Notre Dame’, de Victor Hugo. As apresentações ocorrem em duas sessões no Sesc Camaquã, com classificação livre, entrada franca e audiodescrição em todas as sessões.

A montagem mexe com os sentimentos e a imaginação, com a memória e os sentidos: os adultos se emocionam e as crianças se divertem com as aventuras flamencas do elenco. Com cenário e figurinos preciosos e uma linda trilha sonora, composta especialmente para a obra, o espetáculo pretende transformar o teatro em um lugar mágico para todos e todas.

O espetáculo, que circula desde 2016, faz jus ao trabalho de divulgação da linguagem e de manutenção de repertórios, que a Del Puerto faz questão de incentivar em suas produções. O Flamenco, assim como salienta o espetáculo, é uma opção artística das mais democráticas, na medida em que a prática é possível para todas as idades e gêneros.

A iniciativa faz parte das comemorações da Cia Del Puerto, que completa 20 anos em 2019 somando prêmios como o Açorianos de Dança, que venceu quatro vezes, e o Prêmio Nacional de Dança Klauss Viana 2013. Flamenco Imaginário para Todos – Uma Circulação com Acessibilidade tem o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Pró-Cultura RS FAC.  

Oficinas abertas ao público

Cada espetáculo será seguido por uma vivência em dança flamenca, onde o público poderá interagir com os artistas. A plateia se relaciona entre si e, pais, filhos, professores e alunos dançam juntos e experimentam de uma maneira lúdica movimentos, gestos e expressões orais (como o olê) presentes no espetáculo.

Duas oficinas ministradas completam a iniciativa. O workshop “Audiodescrição para ver com os ouvidos” pretende apresentar a audiodescrição em produtos culturais, com jogos e dinâmicas teatrais que perpassam o processo de criação do espetáculo. A oficina será ministrada por Mimi Aragón, audiodescritora, produtora de recursos de acessibilidade comunicacional, sócia da OVNI Acessibilidade Universal e integrante M.A.Cia - teatro, dança e assemelhados. A classificação etária é 14 anos.

Já a “oficina de Arte Flamenca” estará aberta a todas as pessoas que estejam interessadas em vivenciar alguns dos movimentos do baile flamenco, além de percorrer um breve apanhado de sua origem e contextualização histórica através de explanação oral. A oficina será ministrada pelas bailarinas Daniele Zill e Juliana Prestes, com classificação etária de 14 anos.

Sobre a Del Puerto

A trajetória da Del Puerto começa em março de 1999, com a criação da Escola de Flamenco Andrea Del Puerto. A Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto, como é oficialmente denominada a partir de 2007, atua em duas frentes: o centro de ensino e difusão de arte flamenca e a Companhia de dança, com repertório continuado e profunda pesquisa de linguagem.

Desde sua fundação, já apresentou mais de 30 espetáculos e projetos e ministrou mais de 50 mil horas de aulas em todo o território brasileiro. Seus artistas já levaram este nome para diversos países do mundo. Entre os prêmios e projetos, destacam-se o Prêmio Quero Quero/Sated 2006, Projeto Arrumando a Casa 2008, os Prêmios Açorianos de Dança 2008, 2012, 2014, 2016, Prêmio Nacional de Dança Klauss Viana 2013, Prêmio de Incentivo às Artes Cênicas do Teatro de Arena 2015, Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-Juvenil 2016 e Prêmio FAC/RS #juntospelacultura 2018. 

Serviço

10/07 (quarta)

Local: SESC Camaquã - R. Marcírio Dias Longarai, 01 - Centro, Camaquã

9h às 12h - oficina "Audiodescrição para ver com os ouvidos" 

Público: professores, produtores culturais e demais interessados

Vagas: 20

Ingressos: gratuito

14h às 15h30 - oficina "Arte Flamenca"

Público: maturidade ativa e demais interessados

Vagas: 20

Ingressos: gratuito

11/07 (quinta)

Local: SESC Camaquã - R. Marcírio Dias Longarai, 01 - Centro, Camaquã

9h - 1ª apresentação do espetáculo Flamenco Imaginário 

9h50 - vivência em dança flamenca

Entrada franca

15h - 2ª apresentação do espetáculo Flamenco Imaginário 

15h50 - vivência em dança flamenca

Entrada franca

Informações: 51 3692.1694 

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETAABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES