Saúde

Ministério da Saúde revela notificação de caso suspeito de coronavírus no RS

Infecção no Estado, no entanto, foi descartada, a exemplo de Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal
23/01/2020 - 12h36min Corrigir

O Ministério da Saúde concedeu uma entrevista coletiva no final da manhã desta quinta-feira para falar sobre o coronavírus, epidemia que matou 25 na China e que já registrou casos de pessoas infectadas em outros países, incluindo os Estados Unidos. O secretário substituto de Vigilância em Saúde da pasta, Júlio Croda, relatou que o ministério recebeu notificação de um caso suspeito no Rio Grande do Sul. A infecção, no entanto, foi descartada.

"Nós recebemos algumas notificações: a primeira recebida foi do Distri Federal, em 18 de janeiro, que foi descartado pelos critérios da Organização Mundial de Saúde. Depois, recebemos notificações de Santa Catarina e Minas Gerais, em 21 de janeiro, desconsideradas pelo mesmo motivo. O Rio Grande do Sul também notificou um caso, mas também foi descartado", disse Croda.

O secretário substituto explicou que a pasta quer que os estados continuem relatando a existência de casos suspeitos, tudo para esclarecer a veracidade da infecção. "O Ministério da Saúde quer que os estados informem qualquer suspeição, até para que possamos esclarecer se são ou não de coronavírus. É salutar esta conversa com os estados para o esclarecimento dos fatos", afirmou.

Croda argumentou que o Brasil está preparado para diagnosticar a presença do vírus em solo brasileiro. "Nossa rede laboratorial está preparada para receber a amostra de um possível caso suspeito e dar os andamentos necessários para a realização do diagnóstico", colocou. "A Anvisa tem os protocolos já estabelecidos em casos de pandemia e doenças importantes. É importante esclarecer que não há evidência para fazer triagem de temperatura em aeroportos", acrescentou o secretário.

MAIS NOTÍCIAS

JOMAR GÁS
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ALEXANDRE AR CONDICIONADO
SUPER SÃO JOSÉ
TRIUNFO PESQUISAS
JENIFER
ELETRO CLIC
ROGÉRIO CALÇADOS
SPEED CAR
FUNERÁRIA JARDIM
ADRIANO CONRADO
Petroman
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +