Saúde

Ministério da Saúde corrige e diz que Porto Alegre não está em situação de emergência por Covid-19

A situação de emergência abrange cidades e estados que tenham taxa 50% superior à incidência nacional

Compartilhe:
14/04/2020 - 11h13min Corrigir

O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, corrigiu na manhã desta terça-feira uma informação divulgada em coletiva de imprensa na tarde dessa segunda-feira, que colocava Porto Alegre em situação de emergência em decorrência da pandemia de Covid-19. Segundo Gabbardo, a capital gaúcha não está nessa situação e a informação será esclarecida na coletiva de imprensa prevista para a tarde de hoje.

Ontem, o Ministério da Saúde elencou estados e cidades do País cujo coeficiente de incidência de casos a cada um milhão de habitantes preocupa a Pasta. Entre um total de 12 capitais, Porto Alegre teria chego, pela primeira vez, à zona considerada de emergência. Entretanto, para se enquadrar nessa situação, são necessário outros fatores relacionados ao atendimento, além do número de casos.

A classificação se baseia na incidência nacional, que, no momento é de 111 pessoas infectadas a cada um milhão de habitantes. A situação de emergência abrange cidades e estados que tenham taxa 50% superior à incidência nacional. Em Porto Alegre, a marca é de 210 casos a cada um milhão de habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, cidades como João Pessoa e Cuiabá foram postas em alerta (índice, no mínimo, 50% menor que a média nacional), enquanto Curitiba e Belo Horizonte permanecem na faixa amarela, de atenção (índice igual ou até 50% maior/menor que a média nacional). Outras capitais aparecem em situação de emergência: Fortaleza (573 infectados a cada um milhão), Manaus (482) e Florianópolis (345).

No Rio Grande do Sul, a média segue abaixo da nacional. Em nível estadual, a situação é de alerta, com 58 infectados a cada um milhão. Em atenção, aparecem estados como Roraima e Pernambuco. Já Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas, além do Distrito Federal, foram postos em situação de emergência.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASTBK INTERNETAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE