Saúde

Em teste inicial, vacina chinesa contra a covid-19 tem resultados seguros e induz resposta imunológica

Estudo acompanhou 108 voluntários saudáveis e trouxe resultados promissores em menos de um mês
22/05/2020 - 14h50min Corrigir

Ainda em fase inicial de testes, uma vacina chinesa contra a Covid-19 apresentou pela primeira vez induzir a criação de anticorpos em humanos e se mostrou segura. O avanço nesta imunização foi publicado nesta sexta-feira (22) pela conceituada revista científica "The Lancet".

A vacina é estudada por uma equipe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da China e foi a primeira a alcançar a Fase 1 do ensaio clínico (leia mais sobre as fases abaixo). Segundo a publicação, ela é segura e foi capaz de gerar uma resposta imune contra o vírus Sars-CoV-2 em humanos.

O estudo acompanhou 108 voluntários saudáveis ​e trouxe resultados promissores após 28 dias – os resultados finais serão avaliados em seis meses. Mais estudos são necessários para determinar se a resposta imune que ele provoca efetivamente protege contra a infecção por SARS-CoV-2.

Estágios de produção de vacinas

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita. Depois, passam para os testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais, para demonstrar a segurança do produto; e depois para os ensaios clínicos, que podem se desdobrar em outras quatro fases:

Fase 1: feita em seres humanos, para verificar a segurança da vacina nestes organismos

Fase 2: onde se estabelece qual a resposta imunológica do organismo (imunogenicidade)

Fase 3: última fase de estudo, para obter o registro sanitário

Fase 4: distribuição para a população

Corrida por vacinas

O estudo ressaltou que descoberta de vacinas eficazes contra a Covid-19 são "urgentemente necessárias para reduzir a enorme carga de mortalidade" relacionadas às infecções pelo novo coronavírus.

Enquanto não há uma maneira eficaz de imunização, os pesquisadores destacaram a importância de medidas de controle da propagação da doença como o distanciamento social e o endurecimento de quarentenas.

MAIS NOTÍCIAS

BRICK DO TOMAZ
LAVAGEM FERNANDES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RÁDIO SÃO JOSÉ
SUPER SÃO JOSÉ
Petroman
ROGÉRIO CALÇADOS
ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
OLIDATA
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
GRÁFICA.COM
GRUPO WHATSAPP
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +