Saúde

Executivo de Cristal fortalece as ações de prevenção ao coronavírus

Evidências alertam para interiorização do vírus COVID19 e para proteger a comunidade local reforça as ações de combate à transmissão e aumento da imunidade da população

Compartilhe:
19/06/2020 - 11h51min Corrigir

De acordo com o grupo de pesquisa "Covid-19 – Estudos Geográficos/LEUR/UFPel", ao analisar a região Centro-Sul do Estado, foi observado que há uma tendência de interiorização da transmissão do novo coronavírus. Apesar de se apresentar mais lenta na parte Sul e região da Campanha, essa tendência em aumentar os números de diagnósticos da doença levaria a uma sobrecarga no sistema de saúde.

Lenavdo em conta esses dados e nas evidências de que cada vez mais a região apresenta novos casos, o município de Cristal, através da Secretaria da Saúde e equipes da Vigilância Sanitária se preparam para reforçar os cuidados à transmissão do vírus, realizando algumas ações de combate.

São elas:

  • Sanitização das ruas

Neste sábado (20) acontecerá a sanitização das ruas com maior circulação de pessoas, a partir das 14 horas no centro, região dos bancos, lojas e praça. A administração municipal pede que a população evite sair de casa nesse horário, pois o produto utilizado é a amônia, para alta eficácia de desinfecção das vias públicas, e mesmo não apresentanto riscos para a saúde, é bastante agressivo.

  • Fortalecimento de imunidade

Foi lançado o Protocolo do Programa de Fortalecimento da Imunidade. Serão distribuídas à comunidade a partir de 35 anos doses diárias de Vitamina D, e a partir de 55 anos dose diária de Vitamina D +, um composto de Vitamina D, Vitamina K e Zinco. A data da distribuição será divulgada em breve.

  • Imunidade de crianças e idosos

Está em processo de finalização o Programa Municipal de Nutrição Suplementar de leite. Essa ação tem como objetivo fortalecer a imunidade de crianças e idosos, com distribuição de um vale que pode ser trocado por 1 litro de leite em posto conveniado. As famílias que terão direito a receber são as inscritas no CAD Único, com dados atualizados. Terão direito a 4 litros de leite ao mês. A data de entrega do primeiro vale está prevista para 1º de julho.

  • Vigilância Sanitária

As equipes da Vigilância Sanitária vão reforçar as visitas ao comércio e fiscalização dos protocolos de higiene e limpeza. Um breve manual do uso de máscaras e luvas stá disponível, a partir da nota técnica da Anvisa, sobre o uso desses EPI's.

  • Denúncias

Se a população presenciar algum estabelecimento descumprindo com as regras e protocolos de prevenção ao coronavírus deve denunciar aos telefones oficiais da Vigilância Vanitária. Número de plantão: (51) 9 9998-0574 ou (51) 3678-1043 e (51) 3678-1001.

  • Equipes

Os profissionais da saúde estão preparados para atendimentos de casos suspeitos. O município tem respiradores e equipe treinada para seu uso. Em caso de dúvida com relação aos sintomas, a Secretaria da Saúde solicita que a pessoa entre em contato com a sua Unidade Básica de Saúde: UBS Central: (51) 3678-1230, UBS Alto Alegre: (51) 9 9789-9171, UBS Formosa: (51) 9 9577-6220 e Policlínica 24 horas: (51) 3678-1001.

O Executivo reforça que em Cristal não há nenhum caso em monitoramento e todos os testes realizados até o momento deram negativo para covid19. No entanto, ainda de acordo com a prefeita Fábia Richter, o afrouxamento dos cuidados não pode acontecer, além da população cumprir com os protocolos e etiquetas respiratórias orientados pelo Ministério da Saúde, como usar máscara ao sair de casa, higienizar as mãos sempre com água e sabão ou alcool gel 70%, não colocar mãos no rosto, boca ou nariz e evitar aglomerações.

Com informações da Prefeitura de Cristal

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASTBK INTERNET