Saúde

Prefeitura anuncia entrega dos 10 leitos de UTI no hospital de Camaquã

Expectativa do município agora é de que, após a implementação total dos leitos, será possível criar uma nova região no plano de Distanciamento Controlado e conseguir reabrir o comércio

Compartilhe:
29/07/2020 - 16h48min Corrigir

Por fim, os 10 leitos de UTI que foram habilitados pelo governo do Estado, através do Ministério da Saúde, ao Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã entrarão em total funcionamento já nos próximos dias. A informação foi concedida pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira e o presidente do HNSA, José Almiro Chagas de Alencastro, em transmissão ao vivo pela página oficial do Executivo, na tarde desta quarta-feira (29). 

Na segunda (27), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) havia anunciado que os leitos que serão utilizados no enfrentamento da pandemia da covid-19 em Camaquã já teriam começado a funcionar, no entanto, voltou atrás e retirou do ar a matéria com essa informação. Em conversa por telefone com o diretor de controladoria da unidade de saúde, Cleber Dorneles, o portal de notícias Blog do Juares (BJ) confirmou que o hospital optou por só começar com a operação das UTIs quando todas estivessem montadas e que o impedimento maior para isso era a aquisição dos equipamentos. 

Nesta tarde, o restante dos materiais que faltavam para dar início ao funcionamento dos 10 leitos chegou ao município. Até então, três leitos completos foram locados pela SES, enquanto que outros quatro teriam sido doados pela empresa JBS. O município também emprestou alguns equipamentos, repassou medicamentos e alguns outros valores, após visita técnica da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde ao HNSA, na semana passada. 

Segundo Dorneles, enquanto não acontece a habilitação dos leitos por parte do Ministério da Saúde, o governo do Estado vai subsidiar os gastos com a manutenção. O município também conta com um aporte de R$ 200 mil mensais para colaborar com o custeio das UTIs e, de acordo com o prefeito, o Executivo vai lutar para manter boa parte ou até mesmo todos os leitos funcionando no HNSA logo após o término da pandemia e transformar a unidade em hospital de alta complexidade. 

A expectativa de Ivo agora é de que, já na próxima rodada do Distanciamento Controlado, com todos os leitos montados no município, finalmente, a região possa se desprender de Porto Alegre e o Estado considere a criação da microrregião Carbonífera, juntamente com a região da Costa Doce, dentro do mapa do modelo, já que Guaíba também conta atualmente com leitos de UTI, assim como Charqueadas e São Jerônimo. Mas, ainda de acordo com o gestor, isso deverá acontecer com o apoio da associação dos prefeitos da região e, também, do entendimento do governo do Estado. Porém, Ivo afirmou que já houve um sinal positivo da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para essa ideia.

A regulamentação e entrega dos leitos ocorrerão nesta quinta-feira (30). O HNSA é o hospital de referência da média complexidade na região, atendendo também pacientes dos municípios de Tapes, Sentinela do Sul, Arambaré, Dom Feliciano, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana e Chuvisca.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET