Saúde

Tapes registra terceiro óbito em decorrência da covid-19 e prefeito afirma que vai intensificar fiscalização

Silvio Rafaeli disse que o município vai contar com drone para identificar possíveis aglomerações e irá propor a punição legal de quem infringir as regras

Compartilhe:
06/08/2020 - 09h06min Corrigir

Tapes registrou o terceiro óbito associado ao novo coronavírus nessa quarta-feira (5). De acordo com informações obtidas pela Rádio Web Tapes, a nova vítima da doença no município é uma mulher, com idade na faixa dos trinta anos, e que não tinha circulado pelo município nos últimos 30 dias. 

Os dados foram repassados pelo prefeito Silvio Rafaeli e também pelos familiares da vítima ao portal. O gestor ainda afimou que a paciente estava internada em Porto Alegre. Atualmente, Tapes contabiliza 67 casos, 53 deles recuperados e 11 que ainda permanecem com o vírus ativo no organismo. Desse total de infectados, 37 são do sexo feminino e 30 são do sexo masculino.

Quanto ao número de coletas, o município registra 507 exames coletados (319 do tipo sorológico, 61 testes rápidos e 127 RT-PCR), sendo que 397 foram descartados e 44 estão em análise. E são 77 pessoas que as equipes da Vigilância Epidemiológica monitoram por terem apresentado algum sintoma de gripe. Veja o painel completo aqui.

Nova Microrregião no Distanciamento Controlado e intensificação da fiscalização

Posteriormente à divulgação do boletim epidemiológico, Rafaeli publicou um vídeo em sua rede social lamentando a perda de mais uma pessoa para a covid-19 em Tapes. O gestor também comentou a respeito da criação da 21ª Microrregião Covid no mapa do Distanciamento Controlado, que abrange 11 municípios da região Costa Doce - incluindo Tapes e Camaquã - e oito da Carbonífera, sendo batizada de Microrregião Guaíba.

O prefeito disse que na tarde desta quinta-feira (6) haverá uma reunião de todos os gestores municipais da nova microrregião para a definir a criação de um Comitê Técnico e Científico que discutirá os protocolos de saúde. "Na verdade a nossa ideia era apenas, com a mudança para a nova área, era continuar com a legislação do Estado, com os protocolos de bandeira do Estado, simplesmente ir para uma área mais beneficiada e nós criar (criarmos) aqui um Comitê de Acompanhamento do números porque o Estado tem um delay ali. Tu manda os dados para o Estado, dali dois, três dias, o Estado vai computar esses dados", afirmou. 

Nesta quinta, encerra a contagem dos dados para a classificação preliminar das bandeiras, que será divulgada na sexta (7), já com a nova região no mapa do Estado. A expectativa, de acordo com Rafaeli, é de que a Microrregião Guaíba seja colocada em uma bandeira menos restristiva e que será aplicada a partir da terça (11).

O gestor pediu a cooperação dos comerciantes para que continuem orientando a população sobre os cuidados necessários para conter o avanço do coronavírus. Rafaeli afirmou que isso colaborará na permanência dos estabelecimentos abertos e para que eles não sejam prejudicados ainda mais com a falta de conscientização do povo sobre a gravidade da pandemia. "Para o comércio ficar aberto, e se nós realmente queremos uma bandeira diferente, nós temos que realmente cuidar das aglomerações, dos churrascos, dos chimarrãos (chimarrões) inocentes, das reuniões com os amigos, de andar sem máscara, que isso tudo pode prejudicar e afetar nosso comércio", salientou.

Rafaeli também informou que por conta da intensa fiscalização, do monitoramento e dos cuidados sanitários no comércio de Tapes, o município não registrou nenhuma contaminação que fosse proveniente diretamente desses locais, mas que os contaminados circularam nos estabelecimentos e tiveram contato com aproximadamente outras 1.600 pessoas. O gestor finalizou o vídeo afirmado que para intensificar a fiscalização do cumprimento das normas e identificar aglomerações, a prefeitura vai utilizar um drone que sobrevoará a cidade, além de propor à promotoria a criação de regras de convivência para punir as pessoas que forem pegas descumprindo os decretos.

Assista ao vídeo:

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABBCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)