Saúde

Presença de vitamina D pode indicar maior resistência à infecção por covid-19

Pesquisa indica que deficiência de vitamina D pode deixar as pessoas mais suscetíveis à doença

Compartilhe:
14/09/2020 - 09h33min unsplash.com Corrigir

Pesquisadores encontraram uma relação entre a deficiência de vitamina D e pacientes que contraíram Coronavírus. Embora as análises ainda não sejam suficientes para afirmar que o nutriente possa de fato atuar como prevenção, pesquisadores da Universidade de Turim perceberam que os pacientes italianos que testaram positivo tinham deficiência dessa vitamina. 

Vale ressaltar que as análises foram feitas a partir de pesquisa bibliográfica apenas, ou seja, não é possível comprovar essa relação. De qualquer modo, os estudos apontam que esse nutriente tem papel importante na regulação do sistema imunológico, e essa é a teoria mais aceita pela comunidade científica. Há indícios de que a vitamina D possa evitar que a doença se agrave, atuando de forma mais efetiva contra as infecções respiratórias. 

Em um artigo publicado no Scientific Electronic Library Online (SciELOO), o próprio pesquisador, Dr. Giancarlo Isaia, afirmou que: “Eu tenho que ressaltar que não é um artigo científico, e sim uma análise baseada na literatura e um convite para que os níveis de vitamina D sejam normalizados na população idosa, em especial os que possuem Coronavírus”. 

É importante lembrar que não é indicado fazer suplementação por conta própria. Artigos publicados no site da Sundt, marca internacional de suplementos, indicam que o excesso de vitamina D também pode causar problemas sérios. Em um trecho retirado do site fica claro que esse excesso “pode desregular a quantidade de cálcio no sangue e levar a vários problemas, principalmente insuficiência renal grave”. Nesse caso, a suplementação sempre deve ser feita com orientação médica. 

O sol é a principal fonte de vitamina D e com o isolamento social muitas pessoas que moram em países frios deixaram de receber essa dose diária de nutrientes de forma natural. O astro é responsável por cerca de 80% da quantidade dessa substância em nosso organismo. No Brasil, não encontramos essa dificuldade. Com os raios que entram pelas janelas é possível se expor a recomendação diária e manter a quarentena. 

De qualquer modo, com uma alimentação equilibrada também auxilia na ingestão desse nutriente. A vitamina D está presente em fígado, peixes de água salgada e laticínios. Porém, se houver uma suspeita de deficiência é importante fazer a suplementação, sem o sol, apenas os alimentos não fornecem a quantidade que nosso organismo necessita, 30 ng/ml (nanogramas por mililitro). 

Enquanto novos estudos estão sendo feitos, a conclusão atual é que a vitamina D não atue ativamente, como uma vacina segura e comprovada, mas que sua relação com a melhora do sistema imunológico possa prevenir o agravamento da doença.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNETCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)