Saúde

CUIDADO: falta de limpeza em garrafas de água podem causar Hepatite A e herpes

Apesar do hábito de levar uma garrafinha de água para o trabalho ser saudável, a falta de limpeza no recipiente pode ocasionar alguns transtornos

Compartilhe:
01/03/2021 - 10h33min Notícias concursos Corrigir

A recomendação de beber no mínimo dois litros de água por dia é universal. Médicos e nutricionistas destacam os benefícios da hidratação adequada, que pode garantir mais saúde e qualidade de vida.

Diante destas orientações, muitas pessoas fazem desta ação em prol da saúde um hábito, levando onde quer que esteja uma garrafinha de água sempre junto.

Também é muito comum deixar um recipiente no trabalho, a fim de lembrar a cada momento que está na hora da hidratação. Apesar dos benefícios desta atitude, vale lembrar, que um problema bem recorrente em relação a fazer uso de garrafinhas, está relacionada a sua higienização, que deve ser constante e eficiente, a fim de evitar danos a saúde.

Consequências da falta de limpeza das garrafinhas de água

Além da troca diária da água na garrafinha, principalmente, daquelas térmicas, que por conservar a temperatura acabam ficando dias com o mesmo conteúdo, a limpeza periódica é essencial para prevenir diversas infecções.

Isso porque a boca não é uma região estéril e seu contato com a garrafa, acaba transmitindo inúmeras bactérias e fungos.

Dentre as principais recorrências da falta de limpeza das garrafinhas, especialistas alertam para o risco de:

  • Dores de estômago
  • Diarreias
  • Hepatite a
  • Herpes
  • Fungo de boca
  • Amigdalites

Ademais também não é indicado compartilhar a mesma garrafa com outras pessoas, visto que o risco de contaminação acaba sendo similar ao da falta de higienização.

Higienização das garrafinhas deve ser feita diariamente

Ao trocar o conteúdo da garrafa é extremamente importante realizar a higienização do recipiente.

A limpeza deve ser feita desde a parte externa à interna e caso o material não seja de plástico, utilizar água quente pode tornar a limpeza ainda mais eficiente. A lavagem também pode ser feita com detergente neutro.

Após a lavagem, deixar a garrafinha de molho em uma solução com água sanitária diluída garante uma esterilização completa.

Evite garrafinha de plástico

Banco de Imagens: Unsplash

Recipientes de plástico a base de policarbonato, contém o aditivo chamado Bisfenol A, também conhecido como BPA, que podem liberar esse composto na água com o passar do tempo.

Além disso, esse tipo de garrafa ainda apresenta um alto risco de nível biológico. Isto porque o plástico é propício a rachaduras e furos, que consequentemente se tornam propensos abrigos para a proliferação de bactérias e fungos.

Para quem ainda reaproveita as garrafinhas de água mineral, vale destacar que o perigo de contaminação pode ser ainda maior. Os especialistas em saúde ainda orientam a usá-las no máximo três vezes e logo após, fazer o descarte de maneira adequada no lixo reciclável.

Diante disto, o mais viável é usar garrafas de outros materiais, como por exemplo, as de aço inoxidável, que além de não liberar substâncias tóxicas ao organismo, ainda são consideradas bactericidas.

Apesar disso, mesmo que a escolha seja de uma garrafa de aço inoxidável, o conteúdo deve ser consumido em até três horas, a fim de evitar riscos de contaminação, além de garantir a limpeza diária.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ