Saúde

Conheça os benefícios da clorofila

Entenda na matéria

Compartilhe:
05/05/2021 - 15h05min Corrigir
A clorofila desempenha um papel importante em tornar as plantas verdes e saudáveis. Ele também contém vitaminas, antioxidantes e propriedades terapêuticas que têm o potencial de beneficiar seu corpo.

Você pode obter clorofila tanto de plantas quanto de suplementos, embora os suplementos possam ser mais eficazes. Isso ocorre porque a clorofila pode não sobreviver à digestão por tempo suficiente para a absorção.

Os suplementos de clorofila são, na verdade, clorofilina, que contém cobre em vez de magnésio . Quando doses de clorofilina são administradas, o cobre pode ser detectado no plasma, o que implica que ocorreu absorção .

Felizmente, a clorofilina tem propriedades semelhantes às da clorofila. Ao comprar suplementos de clorofila, você pode notar que os benefícios comercializados são:

  • estimulando o sistema imunológico
  • eliminando fungos no corpo
  • desintoxicando seu sangue
  • limpando seus intestinos
  • livrando-se de odores ruins
  • energizando o corpo
  • prevenção do câncer

No entanto, os resultados da pesquisa são confusos sobre se a clorofila pode realmente melhorar sua saúde dessas maneiras. Estudos maiores e mais rigorosos são necessários para avaliar os benefícios potenciais da clorofila à saúde.

Os pesquisadores continuam a explorar como a clorofila pode ser benéfica para a saúde e o bem-estar. Vamos explorar um pouco do que sabemos até agora.

1. Cicatrização da pele

A clorofilina demonstrou possíveis efeitos na redução da inflamação e do crescimento bacteriano em feridas cutâneas .

Uma revisão de 2008 da pesquisa sobre cuidados com feridas envolveu vários estudos sobre pomadas contendo papaína-uréia-clorofilina.

Embora estudos individuais tenham demonstrado que esta pomada é mais eficaz do que outros tratamentos, os revisores observam que estudos maiores e mais bem controlados são necessários para confirmar esses achados.

A clorofilina também pode ser eficaz para outras doenças da pele, conforme evidenciado pelos resultados de dois estudos-piloto. Um estudo piloto é um estudo preliminar em pequena escala realizado antes de um estudo ou ensaio maior.

Um estudoo de 10 pessoas com acne e poros dilatados observaram melhora na pele quando o gel de clorofilina tópico foi usado por 3 semanas.

Outro estudo piloto de 2015 também envolvendo 10 pessoas, descobriu que o uso de clorofilina tópica durante 8 semanas melhorou a pele danificada pelo sol.

2. Construtor de sangue

Algumas pessoas sugerem que a clorofila líquida pode aumentar o seu sangue melhorando a qualidade dos glóbulos vermelhos .

Um estudo piloto de 2004 sugeriu que wheatgrass , que contém cerca de 70 por cento de clorofila, reduziu o número de transfusões de sangue necessárias em pessoas com talassemia, um distúrbio do sangue.

No entanto, é importante notar que os autores do estudo não concluíram que a clorofila foi a razão para a diminuição da necessidade de transfusões.

Dr. Chris Reynolds, um especialista clínico em wheatgrass, acredita que os benefícios provavelmente vêm do próprio wheatgrass ao invés da clorofila.

Não está claro como a grama de trigo afeta os glóbulos vermelhos. Mas acredita-se que a clorofila é destruída durante a produção do extrato de wheatgrass.

3. Desintoxicação e câncer

Os pesquisadores investigaram o efeito da clorofila e da clorofilina no câncer.

Um estudo animal em trutas descobriram que, dependendo da dose, a clorofila reduziu a incidência de tumores no fígado em 29 a 63 por cento e nos tumores no estômago em 24 a 45 por cento.

Uma estudo de 2018 avaliaram o efeito da clorofila no crescimento das células cancerosas pancreáticas .

Os pesquisadores descobriram que tomar clorofila oral diariamente reduziu significativamente o tamanho do tumor em camundongos que foram transplantados com células de câncer pancreático humano.

Embora os resultados dos estudos em animais sejam promissores, só recentemente houve testes em humanos. Um pequeno estudo com quatro voluntários descobriu que a clorofila pode limitar a aflatoxina ingerida, um composto conhecido por causar câncer.

Isso está de acordo com um antigo estudo da China, onde o consumo de clorofilina em cada refeição levou a uma redução de 55% nos biomarcadores de aflatoxina em comparação com o placebo.

Assim, um ensaio clínico na China analisará os efeitos da clorofilina no câncer de fígado ao longo de 20 anos, de acordo com o International Business Times .

Testes também estão sendo planejados para examinar como uma dieta rica em clorofila pode impactar o risco de câncer de cólon . Essa dieta envolveria o aumento da ingestão de folhas verdes como espinafre e salsa.

No entanto, um Estudo de viabilidade 2019 descobriram que a adesão a essa dieta era menor do que o esperado, com os participantes atendendo às diretrizes em apenas 73,2% das vezes.

4. Perda de peso

Uma das reivindicações mais populares associadas à clorofila líquida é o suporte para perda de peso . No entanto, a pesquisa neste tópico é muito limitada.

Um estudo de 2014 envolvendo 38 participantes do sexo feminino descobriu que aquelas que tomaram um suplemento de membrana vegetal verde, que incluía clorofila, uma vez ao dia tiveram maior perda de peso do que um grupo que não tomou o suplemento.

Os pesquisadores também sugeriram que o suplemento reduziu os níveis prejudiciais de colesterol. O mecanismo por trás desses achados, e se envolve clorofila, é atualmente desconhecido.

5. Um desodorante natural

Embora a clorofilina seja usada desde 1940 para neutralizar certos odores, os estudos estão desatualizados e mostram resultados mistos.

O mais recente estudar de pessoas com trimetilaminúria, uma condição que causa um odor de peixe, descobriram que a clorofilina diminuiu significativamente a quantidade de trimetilaminas.

Quanto às alegações sobre a redução da clorofilina no mau hálito, há poucas evidências para apoiá-las.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES