Saúde

Saúde e UFRGS firmam novo convênio para realização de diagnóstico da covid-19

SES e Cosems trabalham em conjunto pela ampliação da testagem diagnóstica da covid-19

Compartilhe:
06/05/2021 - 15h30min Ascom SES RS Corrigir

A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (16) um novo convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização de 30 mil exames RT-PCR, de biologia molecular, para o diagnóstico da Covid-19. Atualmente, a capacidade da Universidade é de rodar até 500 testes por dia. O acordo prevê, ainda, o valor R$ 3,6 milhões em recursos para a aquisição de insumos.

Desde abril, a instituição é parceira da SES na realização destes testes, que são feitos também pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e outras universidades gaúchas.

O convênio teve apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Para o vice-presidente do Cosems, Maicon Lemos, os novos testes rodados na UFRGS garantirão a agilização no tempo de resposta dos testes nas pessoas que mais precisam, ou seja, quem está em situação mais grave da doença.

Em reunião na tarde desta quarta-feira (16), entre a diretoria da SES e do Cosems, também foi anunciado o início da terceira etapa do projeto Testar RS. A partir da próxima semana, deverão entrar em funcionamento as centrais regionais de triagem dos exames RT-PCR que são enviadas para fora do Estado para serem rodados. As centrais serão instalados nos municípios de Santa Maria, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Erechim. São enviados para laboratórios do Rio de Janeiro ou São Paulo os exames de pacientes com sintomas mais leves da Covid-19, que possuem menos urgência de retorno.

Outros assuntos tratados com o Cosems, na ocasião, incluíram a regionalização dos serviços de saúde para pacientes oncológicos, para diminuir a necessidade de deslocamentos para o tratamento de câncer, e, ainda, um projeto da SES com a Secretaria da Fazenda para otimizar os recursos dos bloqueios judiciais de medicamentos.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)